Alex Silva/AE
Alex Silva/AE

O alimento certo pode ser a diferença para o pequeno empresário alcançar o sucesso

O que fazer para evitar aquele soninho depois do almoço e acordar disposto todas as manhãs

VANESSA BELTRÃO, ESPECIAL PARA O PME,

11 de novembro de 2012 | 08h00

 Na correria do dia a dia, muitas vezes as pessoas acabam relaxando durante as refeições, o que impacta diretamente o desempenho no trabalho. Pensando em deixar o empreendedor pronto para a difícil tarefa de comandar um negócio no Brasil, o Estadão PME separou algumas dicas sobre como você pode alimentar-se melhor. E render mais.

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Para estimular o raciocínio, por exemplo, a dica é a ingestão de carboidratos. Eles estimulam naturalmente os neurônios, que são as células responsáveis pela transmissão de informação. Mas é preciso ter cautela, segundo a nutricionista Madalena Vallinoti

"Consumir carboidratos sem preocupar-se com a quantidade, ou seja , muito açúcar, faz o nível de energia aumentar de imediato, pela rapidez na absorção. Porém, na sequência, você sentirá moleza, fraqueza ou até mesmo sonolência, pois os níveis de glicose sanguínea tenderão a estar mais baixos", explica.

O ideal, nesse caso, é a ingestão de produtos integrais como cereais e pães. "Recomenda-se sempre iniciar o dia com um café da manhã equilibrado e jamais permanecer em jejum", completa a especialista. O consumo de frutas, leite e derivados, como iogurte e queijos, de preferência magros ou desnatados, também são indicados para quem deseja começar o dia com o pé direito.

Almoço. Na hora do almoço, muitos pequenos empreendedores se deparam com as incontáveis opções de um self-service. Comem muito e de tudo um pouco. E voltam para o trabalho com aquele sono característico do início da tarde.

Para evitar esse 'probleminha', Madalena Valinotti recomenda uma refeição com saladas temperada com azeite de oliva extravirgem, feijão, arroz integral, ou mandioca. O empreendedor deve preferir também carnes magras, como frango e peixes grelhados, assados e cozidos. 

Legumes e verduras refogados também são bem-vindos. Para a sobremesa, frutas. "A digestibilidade e saciedade serão muito melhores, pois por causa das fibras e do baixo teor de gorduras, a pessoa vai demorar até 3 horas para sentir fome novamente, desenvolvendo as suas atividades com boa disposição", completa.

O café e chás verde, preto e mate, que contém cafeína, também podem ser consumidos após o almoço, pois atuam como estimulantes. A ressalva, de acordo com a nutricionista, é para pessoas hipertensas que devem ter cuidado. Para efeito de comparação, o expresso chega a ter o dobro de cafeína do café coado.

Mais dicas. A nutricionista Aline Fonseca afirma que os profissionais devem evitar alimentos industrializados por conta da alta concentração de sódio, além dos proidutos com grande concentração de açúcar, pois eles podem alterar, quando consumidos em quantidades exageradas, os índices de pressão, colesterol e glicose.

Os lanches entre as refeições também são muito importantes. "Alimentos que devem ser ingeridos e fáceis de levar para o trabalho são frutas, cereais, castanhas e iogurte", afirma.

Ao chegar em casa, como o metabolismo é mais lento no horário noturno, o ideal é evitar uma refeição rica em gorduras, o que causará um digestão lenta, aumentando os riscos de uma noite mal dormida, o que poderá comprometer o rendimento no trabalho.

Veja outras dicas das nutricionistas para render mais no trabalho:

* Fazer todas as 6 refeições diárias.

* Ingerir muita água.

* Fazer exercícios físicos que auxiliam na liberação de endorfinas, substâncias que proporcionam a sensação de prazer e bem estar.

* Alimentos ou preparações muito gordurosas, tais como a feijoada, lasanha de quatro queijos e frituras devem ser evitados na hora do almoço, pois demoram mais a ser digeridos provocando sonolência e indisposição.

* Ingerir líquidos sempre 30 minutos antes do almoço ou 1 hora após. 

* Inicie a refeição com saladas frescas e a termine com frutas.

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