Divulgação
Divulgação

Novo aplicativo para celular ajuda a detectar câncer de pele

Sistema foi desenvolvido com ajuda de cientistas da computação, matemáticos e dermatologistas

ESTADÃO PME,

03 de outubro de 2014 | 16h25

Você pode fazer um monte de coisas incríveis com um smartphone. Pedir um táxi, depositar um cheque, encontrar um namorado ou namorada. Agora você também pode fazer algo que não é apenas legal, algo que pode salvar a sua vida. Já é possível detectar câncer de pele com um simples aplicativo.

::: Estadão PME nas redes sociais :::

:: Twitter ::

:: Facebook ::

:: Google + ::

O app chamado SkinVision ajuda os usuários a identificar pintas, verrugas e marcas de pele possivelmente perigosas. A ferramenta está disponível para iPhone ($ 0.99) e Android (gratuito). Ela permite que você tire fotos, arquive e localize imagens de marcas na pele.

Uma vez que a imagem é carregada para o aplicativo, um algoritmo inteligente criado pela equipe de SkinVision avalia instantaneamente seu risco para uma variedade de doenças de pele graves. O sistema foi desenvolvido por cientistas da computação, matemáticos e dermatologistas. Dentre as doenças consideradas pelo aplicativo está o melanoma, a forma mais perigosa de câncer de pele.

O aplicativo classifica as marcas de pele em três níveis de risco: verde (baixo risco), laranja (risco médio) e vermelho (alto risco). Dependendo do seu nível de risco, o aplicativo pode encorajá-lo a procurar um médico. Com o tempo, você pode usar o arquivo de imagens para acompanhar suas pintas e saber se elas continuam do mesmo tamanho, ou se mudaram.

O aplicativo também ajuda a avaliar o seu tipo de pele e informa sobre o índice de raios UV no local onde você está (com base em sua localização GPS). Se necessário, ele irá alertá-lo para proteger sua pele dos raios nocivos do sol.

Observar as pintas e suas possíveis anomalias - como uma cor diferente ou mais escura, uma forma ou crescimento anormal, lesões que não cicatrizam ou pele escamosa - pode ajudar num tratamento precoce, a tempo de impedir a propagação do câncer para outras partes do corpo. Esse é o objetivo do aplicativo.

Os criadores do SkinVision lembram que o app pode ser útil, mas não substitui o aconselhamento e o diagnóstico de um médico profissional. Ainda assim, é uma ferramenta inteligente e prática para ajudar você a se manter mais informado e atento sobre a saúde do maior órgão do seu corpo: sua pele.

 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.