Negócios investem na personalização para agradar consumidor

De calça jeans a quimono de jiu-jítsu, cliente pode escolher produto de acordo com seu gosto

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Tênis, camisas masculinas, calça jeans e até quimonos de jiu-jítsu podem ser personalizados na internet. As empresas aproveitam o interesse do consumidor em produtos customizados para aumentar o faturamento dos negócios.

PUBLICIDADE

::: Siga o Estadão PME nas redes sociais ::::: Twitter :::: Facebook :::: Google + ::

O empresário Duda Fanelli criou a empresa Casca Grossa em 2002, quando começou a vender  camisetas. Ele trabalhava como professor de jiu-jítsu e resolveu produzir camisetas para ganhar uma renda extra. "No jiu-jítsu casca grossa é uma gíria que quer dizer persistente, difícil de ser vencido, que não se entrega", explica.

O investimento inicial do negócio foi R$ 400, que resultaram em 20 camisetas. O produto começou a gerar interesse e a empresa começou a crescer, aos poucos. "Demorei quatro anos para conseguir me capitalizar para virar empresa", conta Fanelli. A ideia de incluir o quimono personalizado no site surgiu pela própria observação do mercado. "O pessoal quer mostrar sua própria personalidade e pensamos em oferecer a possibilidade de personalizar o quimono", diz Fanelli.

No site, é possível escolher a cor do quimono, das costuras, dos acabamentos, posição da etiqueta e determinar o bordado nas costas do quimono, o que possibilita mais de mil combinações. O produto custa R$ 340. Os produtos da marca, que cresce entre 25% e 30% ao ano, são vendidos pela internet e em mais de 200 pontos de revenda.

Moda. Para quem tem dificuldades de encontrar roupas, a empresa Saint Tailor vende calça jeans personalizada. O cliente pode escolher o modelo, tecido, estonagem, bolsos e indicar as medidas da peça. Os modelos masculinos custam a partir de R$ 188 e os femininos a partir de R$ 218.

Na site da Kaffè, é possível escolher os detalhes e medidas da camisa masculina, como o estilo, tecido, modelo e detalhes, como botões, acabamento de colarinho e modelagem. Já no site da Dani Lessa, o usuário pode customizar um tênis. É possível escolher entre 16 desenhos para estampar um tênis branco.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.