'Não há mais espaço para franqueado em SP', diz fundadora da Sodiê Doces
Franquia vai inaugurar fábrica de salgados para enfrentar a freada no ritmo de expansão da rede e aumentar seu ticket médio
PUBLICIDADE
Por Redação
Atualização:
Com 20 anos de existência e 260 unidades franqueadas pelo País, a Sodiê Doces atravessa um período de freio nos seus negócios, em função da alta no preço de insumos e da falta de espaço para novos franqueados em São Paulo, o maior mercado da rede, afirmou a fundadora da empresa, Cleusa Maria.
PUBLICIDADE
A empresária participou nesta quarta-feira de uma entrevista ao vivo no Facebook para o Estadão PME. Os leitores participaram enviando perguntas.
"Infelizmente não há mais espaço para pessoas que estão fora do mercado da Sodiê em São Paulo. Tomamos uma decisão de deixar esse mercado para nossos franqueados", afirmou.
Segundo Cleusa, com a alta do preço de insumos de produção, como o leite, base das receitas dos produtos da franquia, a empresa teve uma redução na margem de lucro. "Por mês, tivemos um aumento de mais de 20% na base dos nossos produtos. Se o franqueado for repassar tudo que ele recebe do produto, o cliente some da loja", disse a empresária.
Para enfrentar a freada no ritmo de expansão da rede, a Sodiê Doces investiu na construção de uma fábrica de salgados para tentar aumentar seu ticket médio. A unidade fica em Boituva, no interior de São Paulo, com previsão de inauguração para novembro. "Com a fábrica, vamos padronizar os salgados em todas as unidades da Sodiê", disse Cleusa.
Saiba qual é a franquia ideal para a sua idade
1 / 15Saiba qual é a franquia ideal para a sua idade
TRC Sustentável
A TRC Sustentável (Tecnologia em Redução de Custos) é uma rede voltada para o desenvolvimento e comercialização de projetos direcionados à sustentabil... Foto: ReproduçãoMais
Big X Picanha
A hamburgueria Big X Picanha segue o conceito de fast food disseminado no País e propõe um faturamento mensal de R$ 60 mil a R$ 250 mil. A implementaç... Foto: José Patrício/EstadãoMais
Vivenda do Camarão
A franquia da Vivenda do Camarão é uma das mais antigas do País. Para adquirir uma unidade é preciso desembolsar ao todo entre R$ 480 mil e R$ 627 mil... Foto: Mais
VIP House Mais
A empresa atua no ramo de serviços de limpeza e entrou no negócio de franquias em 2013. Com R$ 34,8 mil já dá para investir numa unidade - o retorno s... Foto: DivulgaçãoMais
Koalacar
A rede de higienização a seco de veículos aconselhaque o franqueado responsável tenha uma faixa etária entre 25 a 40 anos, pois é ele quem irá executa... Foto: ReproduçãoMais
China House
A tradicional rede de delivery e restaurante especializado em culinária chinesa priorizafranqueados entre 30 e 60 anos de idade. Para abrir uma unidad... Foto: DivulgaçãoMais
Coxinha Du Chef
A rede de salgados consideraque a faixa etária indicada para os franqueados é entre 32 e 50 anos, pois acreditaque os jovens são mais engajados e insp... Foto: José Patrício/EstadãoMais
Uau! Hair Express
A rede de salões de beleza tem preferência por franqueadas mulheres entre 35 a 40 anos, pois considera que essa candidatatem bagagem profissional e ma... Foto: ReproduçãoMais
Nutty Bavarian
Nutty Bavarian Foto: Edson Pereira/Divulgação
Petcursos
A escola de cursos profissionalizantes pode ser indicada para quem já trabalhou com educação e deseja, com a experiência, montar o próprio negócio. O ... Foto: ReproduçãoMais
Espaço R.I
A clínica de estética tem preferência por franquadas do sexo feminino, que tenham entre21 e 28 anos, faixa etária em que as candidatas, normalmente, e... Foto: DivulgaçãoMais
Acquazero
A rede de lavagem de carros ecológica temduas unidades próprias e 90 franqueadas. Para investir, é preciso desembolsar de R$ 6 mil a R$ 55 mil e o fat... Foto: ReproduçãoMais
Lava e Leva Lavanderia
O foco da rede Lava e Leva são contratos mensais familiares e individuais, por isso o contato direto com eventuais clientes, como vizinhos, é elementa... Foto: ReproduçãoMais
Academia Washington Cursos de Inglês
Apesar de não delimitar uma faixa etária, a escola de inglêsAcademia Washington tem um padrão de franqueados entre25 e 45 anos de idade. Para investir... Foto: DivulgaçãoMais
Direito de Ouvir
A rede Direito de Ouvir trabalha com a comercialização deaparelhos auditivos para o consumidor final. Para se dedicar ao trabalho, é preciso uma proxi... Foto: DivulgaçãoMais
Em 2015, a Sodiê Doces teve um faturamento de R$ 218 milhões e, para esse ano, a expectativa é de chegar a R$ 230 milhões. Cleusa Maria afirmou que o custo para se abrir uma franquia da Sodiê é de, em média, R$ 450 mil. De acordo com ela, para conseguir um "retorno bacana" com o investimento, é necessário que a franquia seja instalada em uma cidade acima de 150 mil habitantes.