
13 de julho de 2011 | 17h45
A formalização de pequenos empreendimentos no país foi alavancada. No período entre os dias 27 de junho e 9 de julho 2.364 pessoas foram registradas como Micro Empreendedor Individual (MEI) durante um mutirão nacional de formalização promovido pelo Sebrae. No município de São Paulo a procura por informações sobre a iniciativa foi grande e mais de sete mil pessoas receberam atendimento em tendas montadas para orientar os pequenos empreendedores.
A importância e as vantagens de tirar os negócios da zona da informalidade foi ressaltada pela Secretaria do Microempreendedor Individual, a Facesp (Federação das Associações Comerciais de São Paulo). De acordo com o secretário especial do MEI, Natanael Miranda dos Anjos, os benefícios gerados pela formalização são grandes e o processo é simples “O ideal é que a pessoa procure um dos nossos agentes para efetuar o registro de MEI de forma segura e sem erros. Eles têm todo o conhecimento sobre as normas e exigências da legislação municipal. Dessa maneira, a pessoa evita uma peregrinação em vários órgãos para cancelar um registro feito sem consulta prévia à Prefeitura”, diz o secretário
Na cidade de São Paulo, cerca de 92 mil pessoas já aderiram ao MEI, segundo dados da Receita Federal. O número coloca a capital como uma das líderes no ranking de formalizações no país, menor apenas que os números dos Estados do Rio de Janeiro e Bahia. O Brasil conta atualmente com cerca de 1,3 milhão de microempreendedores individuais formalizados. No Estado de São Paulo são cerca de 285 mil.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.