Andre Lessa/AE
Andre Lessa/AE

Mulheres ganham espaço e serão quase metade dos empreendedores em 2020

Pesquisa mostra que as empreendedoras dividirão os espaços com os homens em breve

ESTADÃO PME,

07 de fevereiro de 2012 | 11h32

 As mulheres já ganharam e devem conquistar ainda mais espaço entre os empreendedores brasileiros. A constatação é de levantamento feito pelo Sebrae-SP e que pretendia traçar um panorama sobre os pequenos negócios em 2020.

::: Siga o Estadão PME nas redes sociais :::

:: Twitter ::

:: Facebook ::

:: Google + ::

De acordo com o levantamento, em 2020, as mulheres serão 42% dos chamados empregadores - pequenos empresários com funcionários. Só para se ter uma ideia do crescimento, trata-se de quase o dobro em relação ao ano 2000, quando as mulheres representam 24% desse contingente.

Ainda segundo o mesmo levantamento, também será bastante notório o crescimento das mulheres na categoria 'conta própria', usada pelo Sebrae para identificar empreendedores sem empregados. A participação das mulheres neste segmento, que era de 32% em 2000, deverá atingir 47% dos pequenos empresários em 2020.

Para o superintendente do Sebrae-SP, Bruno Caetano, esses números evidenciam que as micro e pequenas empresas representam uma importante janela de oportunidades no mercado de trabalho para as mulheres.

Oportunidades que fizeram a Ciao Mao ganhar relevância ao vender sapatos customizados. O negócio, inovador no País, já fatura mais de R$ 2,4 milhões. E dobra a cada ano.

A inovação, aliás, parece ser a chave do sucesso do negócio, comandado pela empresária Priscila Callegari. "O brasileiro tem medo de inovar porque quer 100% de retorno no curto prazo, mas não percebe que o caminho da inovação é o mais seguro", afirmou a empresária.

>> Conheça aqui mais histórias femininas de sucesso

As mamães estão mais exigentes

Público gay valoriza inovação e qualidade

Manicure agora tem jeito de bar da moda

Empresária precisou de uma segunda chance

TV PME: Sapatos com identidade

Tudo o que sabemos sobre:
Sebraepesquisa2020

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.