
02 de fevereiro de 2012 | 08h39
O movimento dos consumidores nas lojas de todo o País recuou 1,6% em janeiro, isso já descontada a influência sazonal - janeiro é normalmente um mês fraco para o comércio. A constatação é de relatório divulgado hoje pela empresa de análise de crédito Serasa Experian.
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A notícia esfria um pouco o otimismo dos empreendedores com a informação, divulgada ontem pela Fecomércio-SP, de que as famílias paulistanas começaram o ano-novo menos endividadas e teoricamente mais dispostas a consumir.
>> Leia matéria sobre a queda da inadimplência das famílias
Dessa forma, os pequenos e médios empresários devem ficar atentos aos estoques. Mais: devem estar preparados para a retração das vendas neste início do ano e, dessa forma, a um lucro inferior nos primeiros meses de 2012. Para ajudar o empreendedor, o Estadão PME publica abaixo uma relação dos setores do comércio onde esta retração foi maior.
Supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas: queda de 0,3%
Lojas de móveis, eletroeletrônicos e informática: estável (0%)
Lojas de veículos, motos e peças: queda de 2,9%
Comércio de tecidos, vestuário, calçado e acessórios: queda de 1,7%
Segundo so economistas ouvidos pela Serasa Experian, a entrada em vigor do IPI mais alto para o setor de veículos afugentou os consumidores das lojas em janeiro. Além disso, informa o relatório, as fortes chuvas do verão também atrapalhou o fluxo de consumidores no comércio de tecido, vestuário, calçados e acessórios.
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