Felipe Rau/AE
Felipe Rau/AE

Momento é bom para sua empresa expandir: saiba o que o empresário precisa fazer para aproveitar

Especialistas concordam que a tarefa está mais fácil, porém, há uma série de desafios a superar

DANIEL FERNANDES, ESTADÃO PME,

26 de abril de 2012 | 16h40

 Atualmente, o Brasil propicia ao empresário que pretende crescer boas oportunidades. E os empreendedores também estão mais preparados. “Há muito tempo o cenário não era tão bom. Hoje, há pessoas atrás de oportunidades, e não empreendendo porque perderam o emprego”, afirma Marcelo Aidar, coordenador do centro de empreendedorismo da FGV. Ele participará do 3º módulo do Encontro PME, que debaterá a expansão das empresas.

::: Siga o Estadão PME nas redes sociais :::

:: Twitter ::

:: Facebook ::

:: Google+ ::

“Em qualquer cenário, o empreendedorismo é uma atividade arriscada. Caiu a mortalidade (das empresas), mas quase metade ainda quebra até o quinto ano de vida”, diz Aidar.

O professor Alexssandro Mello, da FIA, explica esse aparente paradoxo. “Ninguém tem filho feio. É tudo maravilhoso na empresa, mas o caixa está negativo em R$ 10 mil.” Por isso, ele dá uma dica importante: ter um olho no caixa, outro na estratégia.

Confira agora o que fazer para sua empresa crescer

Seu objetivo é ter uma empresa grande ou algo pequeno e controlável?

O empresário precisa entender o momento da empresa e o que efetivamente ele deseja no futuro. Não há problemas em permanecer no mesmo estágio, mas o empreendedor deve saber que, neste caso, precisará inovar com frequência para não sucumbir ao concorrente.

Você está preparado para compartilhar a administração do negócio?

Trata-se do ponto considerado crucial do processo de expansão. O dono da empresa precisará contratar especialistas que cuidarão de áreas específicas do negócio. Será o momento do empreendedor parar de tomar decisões operacionais e dedicar-se às questões estratégicas.

É a empresa ou o segmento que está crescendo?

Investir na expansão do negócio é mais fácil, aponta Reinaldo Messias, consultor do Sebrae, quando o setor no qual a empresa atua está em desenvolvimento. “Quando a situação favorece apenas um negócio, pode ser que não exista sustentabilidade para crescer e, sim, ser uma demanda pontual.”

Como anda o desempenho da sua equipe de trabalho?

O empreendedor deve fazer uma análise criteriosa a respeito da sua força de trabalho. A equipe atua com eficiência na maioria dos casos em que o empresário pensa em expandir. Mas será que esses funcionários estão prontos para novos desafios? Será que eles conseguem assumir novas funções?

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.