André Dusek/Estadão
André Dusek/Estadão

Ministro da Pequena Empresa acredita que o eSocial vai apenas digitalizar a burocracia

Novo sistema de envio de informações para o governo terá de ser adotado por empresas de todos os portes

ESTADÃO PME,

21 de janeiro de 2014 | 14h47

 O ministro Guilherme Afif Domingos, responsável pela Secretaria da Micro e Pequena Empresa, considerou o eSocial um programa que vai apenas digitalizar a burocracia e levar para o virtual tudo aquilo que já não deve mais ser usado nem no papel. Afif fez a afirmação em sua página pessoal no Facebook.

::: Estadão PME nas redes sociais :::

:: Twitter ::

:: Facebook ::

:: Google + ::

"É o mesmo que fazer uma mudança e levar para a casa nova todas as tranqueiras, sem fazer uma seleção e jogar fora o que não serve mais. Por isso precisamos discutir o sistema para aperfeiçoá-lo e garantir que o tratamento diferenciado às MPEs, assegurado pela Constituição, seja cumprido", escreveu o ministro.

::: Leia também :::

Governo quer criar ambiente virtual para negócios

O eSocial, ou folha de pagamento digital, pretende unificar em um único sistema o envio de todas as informações dos trabalhadores aos órgãos federais. Para se adaptar, as empresas terão de mudar a maneira como tratam esses dados. A proposta envolve empresas de todos os portes, incluindo os microempreendedores individuais (MEI).

Na quinta-feira, o ministro Afif promete debater o assunto em reunião com representantes dos ministérios do Trabalho, da Previdência e da Receita Federal.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.