PUBLICIDADE

Publicidade

Ministro da Pequena Empresa acredita que o eSocial vai apenas digitalizar a burocracia

Novo sistema de envio de informações para o governo terá de ser adotado por empresas de todos os portes

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

 O ministro Guilherme Afif Domingos, responsável pela Secretaria da Micro e Pequena Empresa, considerou o eSocial um programa que vai apenas digitalizar a burocracia e levar para o virtual tudo aquilo que já não deve mais ser usado nem no papel. Afif fez a afirmação em sua página pessoal no Facebook.::: Estadão PME nas redes sociais ::::: Twitter :::: Facebook :::: Google + :: "É o mesmo que fazer uma mudança e levar para a casa nova todas as tranqueiras, sem fazer uma seleção e jogar fora o que não serve mais. Por isso precisamos discutir o sistema para aperfeiçoá-lo e garantir que o tratamento diferenciado às MPEs, assegurado pela Constituição, seja cumprido", escreveu o ministro.::: Leia também :::Governo quer criar ambiente virtual para negócios

PUBLICIDADE

O eSocial, ou folha de pagamento digital, pretende unificar em um único sistema o envio de todas as informações dos trabalhadores aos órgãos federais. Para se adaptar, as empresas terão de mudar a maneira como tratam esses dados. A proposta envolve empresas de todos os portes, incluindo os microempreendedores individuais (MEI).

Na quinta-feira, o ministro Afif promete debater o assunto em reunião com representantes dos ministérios do Trabalho, da Previdência e da Receita Federal.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.