Publicidade

Microsoft desenvolve dispositivo para ajudar deficientes visuais

Além de informar caminho, fone avisa sobre lojas e obstáculos, por exemplo

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Um dispositivo desenvolvido pela Microsoft quer dar mais liberdade para os deficientes visuais durante o deslocamento na cidade. Trata-se de um fone de ouvido que emparelhado com um Windows Phone utiliza dados de localização e navegação para criar uma espécie de paisagem sonora personalizada.

PUBLICIDADE

::: Siga o Estadão PME nas redes sociais ::::: Twitter :::: Facebook :::: Google + ::

Além de informar o trajeto, o dispositivo avisa sobre pontos de interesse no caminho, como lojas, e outros detalhes que podem ajudar o usuário a compreender o que está ao seu redor. De acordo com o comunicado divulgado pela empresa, o fone informa, por exemplo, se tem um café do lado direito do usuário, sendo que a informação é lida do lado direito, uma forma de permitir que o usuário construa uma imagem mental do local.

O usuário pode ser informado ainda que ele está no ponto de ônibus certo e quanto tempo o veículo vai demorar para passar. O projeto envolve uma parceria da Microsoft, com Guide Dogs e Future Cities Catapult. O protótipo segue em fase de testes no Reino Unido.

"62% dos participantes relataram um aumento da sensação de segurança, confiança e resiliência, permitindo-lhes para relaxar na viagem", disse Jenny Cook, chefe de estratégia e pesquisa do Guide Dog para o site FastCompany.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.