PUBLICIDADE

Publicidade

Micro e pequenas empresas têm até dia 31 de janeiro para aderir ao Simples Nacional

Pendências, como débitos com a Receita Federal, impedem o ingresso ao regime tributário; adesão pode ser feita pela internet

Por Marina Dayrell
Atualização:

As empresas interessadas em aderir ao Simples Nacional para 2020 têm até o dia 31 de janeiro para fazer o requerimento perante a Receita Federal. O regime objetiva facilitar o recolhimento de contribuições das micro e pequenas empresas. 

PUBLICIDADE

Para aderir ao sistema, é necessário eliminar pendências que impedem o ingresso ao regime tributário, como, por exemplo, débitos com a Receita Federal. Os ajustes de possíveis restrições também devem ser feitos até o fim de janeiro.

Já quem ainda está abrindo uma empresa tem 30 dias, contados a partir do último deferimento de inscrição (municipal ou estadual), para aderir ao sistema, desde que não tenham decorridos 180 dias da data de abertura do CNPJ. 

Prédio da Receita Federal em Brasília Foto: Receita Federal

O processo de manutenção é automático para as empresas já tributadas no Simples, mas é preciso estar com a situação de débitos tributários ajustada para não correr o risco de serem excluídas da tributação. 

A adesão e acompanhamento do processo podem ser feitos pelo site do Simples Nacional.  

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.