Daniel Teixeira/AE
Daniel Teixeira/AE

Micro e pequenas empresas são responsáveis por 85,9% dos empregos formais de janeiro

O porcentual é maior do que o registrado no mesmo mês do ano passado, de 69% do total de vagas com carteira assinada

ESTADÃO PME,

01 de março de 2012 | 10h59

 Levantamento feito pelo Sebrae, a partir de dados coletados pelo Ministério do Trabalho, indicam que as micro e pequenas empresas - com até quatro funcionários - foram responsáveis por 85,9% dos 118.895 empregos formais gerados no País em janeiro. No primeiro mês do ano, este grupo de empresas abriu, portanto, 102.111 postos de trabalho com carteira assinada.

::: Siga o Estadão PME nas redes sociais :::

:: Twitter ::

:: Facebook ::

:: Google + ::

Carlos Alberto Santos, diretor-técnico do Sebrae, acredita que o desempenho pode ser explicado pelo aumento do nível de atividade deste segmento, do aumento da renda da população e da oferta de crédito. Esses dois últimos movimentos, na opinião do especialista, estaria levando ao aumento do consumo interno - algo que beneficia diretamente os negócios de menor porte.

A opinião do Sebrae é que a tendência verificada neste estudo deve prevalecer, principalmente por conta dos grandes eventos esportivos que o País receberá - e do consequente aumento do fluxo de turistas brasileiros e estrangeiros. "Isso implica mais demanda, favorecendo a atividade produtiva e os serviços, o que gera mais postos de trabalho", afirmou Carlos Alberto.

A análise do Sebrae considera como micro e pequena empresa aqueles negócios que possuem até 99 funcionários. Ao contrário das empresas menores (com até quatro funcionários), as que possuem entre 5 e 99 trabalhadores fecharam vagas.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.