Divulgação
Divulgação

Micro e pequenas empresas foram responsáveis por 40 mil novas vagas em janeiro

De acordo com presidente do Sebrae, a força do mercado interno favorece o desempenho das pequenas empresas

ESTADÃO PME,

25 de março de 2013 | 11h45

O ano começou com saldo positivo de empregos formais nas micro e pequenas empresas, que registraram mais de 40 mil novos postos de trabalho em janeiro. O número faz parte do estudo elaborado pelo Sebrae com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

::: Siga o Estadão PME nas redes sociais :::

:: Twitter ::

:: Facebook ::

:: Google + ::

Ao levar em consideração o fechamento de 11,1 mil postos de trabalho nas médias e grandes companhias, janeiro contabilizou 28,9 mil novas vagas. Em nota, o presidente do Sebrae, Luiz Barretto, afirmou que "a força do mercado interno, aquecido pelo elevado consumo da classe C, favorece o desempenho das micro e pequenas empresas". 

O setor de serviços foi responsável pela contratação de 28 mil funcionários, seguido pela indústria com 26,7 mil vagas. Por outro lado, o comércio apresentou desempenho ruim: demissão de mais de 45 mil pessoas. O cenário já era esperado porque as empresas dispensam parte os temporários contratados para reforçar as vendas de fim de ano.

No balanço do ano de 2012, as micro e pequenas empresas foram responsáveis pela geração de 891,7 mil novos empregos. Já as médias e grandes registraram um saldo negativo de 23,4 mil postos.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.