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"Medo é bom, mas é preciso controlá-lo", diz dono da Anhanguera

Antonio Carbonari Netto defende que a confiança do empreendedor é fundamental

Por Renato Jakitas
Atualização:

Faz 15 anos desde que Antonio Carlos Carbonari Netto abriu mão da carreira de professor para fundar a Faculdade Anhanguera, no interior de São Paulo. A decisão transformou não apenas a sua vida, mas também os rumos do mercado de ensino superior no Brasil. Por isso, é natural que a mudança tenha causado algum receio no empresário. “Eu não vou dizer que não tive ou não tenho medo das minhas atitudes. Tenho muito (medo), só não demonstro. Engulo uns 80% e deixo transparecer os outros 20% que restam”, conta o dono do maior grupo de universidades da América Latina, com 400 mil alunos matriculados em 73 campi diferentes. Controlar a inquietação diante do novo é, na realidade, uma de suas lições para alcançar o sucesso. “O empresário que tem medo é aquele que raciocina na frente e enxerga o perigo. Esse é um bom sentimento. Mas é preciso controlá-lo para dar certo.” A dica tem a ver com a história do empresário. Para consolidar o modelo de ensino da Anhanguera - o que ajuda a explicar o sucesso do negócio - Carbonari Netto confrontou ‘verdades absolutas’ do setor e deparou-se com o preconceito dos colegas.::: Siga o Estadão PME nas redes sociais ::: :: Twitter :: :: Facebook :: “Na época, as faculdades formavam para a vida. Mas o que é isso? Não é nada. Focamos nos alunos das classes C e D, tiramos meia dúzia de disciplinas da grade que não serviam para nada e preparamos um currículo voltado para o mercado de trabalho. Muitos professores torceram o nariz, mas deu certo e 94% dos nossos formandos saem da faculdade empregados.” No empreendedorismo, diz ele, também é preciso exercitar o faro para novas oportunidades. “Quando percebi que a Anhanguera ia bem na terceira, na quarta cidade, pensei: ‘opa, isso aqui está cheirando a escala’. Aí nos preparamos para estender o negócio para mil cidades. Atualmente, ainda estamos em 75 municípios.”::: Cinco dicas pinçadas da história do empresário :::Diferenciação Até o fim desta década, metade dos empregos virá de funções que ainda não existem. Assim, fique atento às novidades.Pense grande Gigantes como a Anhanguera jamais teriam conquistado espaço se não colocassem em curso ambiciosa estratégia de expansão.Olhe adiante Reavaliar o plano de negócios é fundamental para a empresa não perder espaço e estar pronta para as oscilações da economia.Dono, eu? Empresário é uma coisa; dono é outra. O primeiro não perde chances por laços afetivos; o segundo tende a cair abraçado ao negócio.Invista Incentive a atualização dos funcionários. A Anhanguera tem salários variáveis conforme a produção do corpo docente.::: LEIA TAMBÉM ::: :: Sucesso da empresa depende de foco e da identificação de oportunidades ::

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