Marcas se mantêm, mas índices caem

Marcas se mantêm, mas índices caem

Embora as primeiras colocadas sejam as mesmas de 2017, números apontam menor satisfação

Gabriel Navajas, Especial para o Estado

30 de julho de 2018 | 22h46

Os melhores fornecedores de tablet desta ano são os mesmos do levantamento anterior, embora com queda nos índices de satisfação. Vice-líder em 2017, com 91 pontos, a Apple assumiu a primeira colocação neste ano, com 86. Já a Dell, que tinha 92 pontos, caiu agora para 77. A Samsung permanece em terceiro, com 65 pontos – são 20 a menos que o total obtido no ano passado.

Dell e Samsung investem em produtos específicos para o segmento. E produtos é o critério de escolha mais valorizado na hora de escolher a fornecedora, segundo 73% das empresas ouvidas na pesquisa.

Em objeto de desejo, as três também aparecem nas primeiras posições. Com meros 1% a menos que a Dell nesse ranking, a HP está em quarto (8%), mas prevê crescimento. “Vamos focar mais em produtos antes destinados ao consumidor final. E apostar no nosso design, que já rendeu prêmios”, diz Bruno Ortolani, gerente de Categoria de PC da HP.

Dell faz lançamentos voltados para o setor

Líder em satisfação na pesquisa do ano passado, a Dell ficou com o segundo lugar no levantamento de 2018. A queda foi de 92 para 77 pontos. O segmento é uma das prioridades para a empresa no mercado brasileiro, de acordo com Alice Oliveira, diretora de Marketing para Pequenas e Médias Empresas da Dell no Brasil.

Segundo a executiva, com esse enfoque a Dell reforçará sua relação com o público PME, oferecendo recursos em tablets que também fazem a diferença para outras categorias, como notebooks e desktops. “A Dell tem um fluxo contínuo de lançamentos de produtos, serviços e soluções, que são desenvolvidos sob medida para as pequenas e médias empresas”, afirma Alice.

Ela afirma que, entre as novidades do portfólio, a empresa oferece uma linha completa, que inclui notebooks e desktops que combinam a inovação, o desempenho e os recursos de segurança demandados por esse segmento. “Nossos produtos atendem às necessidades do setor e têm uma excelente relação custo-benefício”, diz a executiva.

Samsung inclui itens desejados

Terceira colocada em satisfação (65 pontos), a Samsung tem uma linha de tablets exclusiva para empresas, com itens incluídos conforme a opinião dos clientes, como resistência à água e capa que protege o equipamento em caso de queda de até 1,2 metro de altura. É o caso do Galaxy Tab Active2, projetado para oferecer o melhor em ergonomia. “A Samsung tem uma área que busca soluções dos melhores produtos e serviços para o segmento. Esse é um mercado extremamente promissor. Pesquisas internas apontam que as PMEs são as que mais crescem e investem em inovações e tecnologia, fator fundamental para que o segmento continue sendo competitivo”, analisa Willian Comar, gerente de Produtos da Divisão de B2B em dispositivos móveis.

Ele diz que a preocupação da Samsung em manter as linhas de produtos atualizadas tem feito crescer o interesse das PMEs e o bom índice de satisfação entre os clientes. “A marca lança, anualmente, modelos diferenciados e oferece um amplo portfólio de produtos e serviços que proporcionam liberdade para que as pequenas e médias empresas optem pela solução que atenda melhor suas necessidades.”

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.