Robson Fernandjes/Estadão
Robson Fernandjes/Estadão

Marcas de cervejas especiais apostam nas franquias para financiar a expansão

Confraria Paulistânia, Mestre-Cervejeiro.com e Mr. Beer trabalham com modelos que custam a partir de R$ 70 mil

Gisele Tamamar, Estadão PME,

27 de agosto de 2014 | 07h28

Os apreciadores de cervejas especiais que enxergaram o potencial desse mercado no passado agora estão em uma nova fase do negócio: expandir por meio de franquias. Isso significa uma oportunidade para quem pretende investir no setor, mas não tem conhecimento suficiente para abrir sua própria empresa. Há opções de franquias de bar, loja, quiosque e distribuidora; elas exigem investimento inicial a partir de R$ 70 mil.

::: Estadão PME nas redes sociais :::

:: Twitter ::

:: Facebook ::

:: Google + ::

A Mr. Beer, por exemplo, surgiu em 2009, quando os sócios Fabiano Wohlers e Rodolfo Alves inauguraram um quiosque para a venda de cervejas. A ideia foi inovar com um modelo que permitisse ao consumidor presentear alguém com o produto ou levá-lo para casa. O negócio virou franquia no ano seguinte e segue em crescimento. A previsão é fechar o ano com 100 lojas e R$ 60 milhões de faturamento.

:::LEIA TAMBÉM:::

Empresa do interior de São Paulo investe em bares sobre rodas

Além do quiosque, a Mr. Beer também trabalha com o modelo de loja de rua. “É mais de experiência de consumo no local e tem o presente como segunda opção”, explica Wohlers. Recentemente, a empresa lançou a microfraquia, um quiosque menor que exige investimento a partir de R$ 70 mil do interessado.

“O movimento de cervejas especiais está apenas no início. Ainda temos barreiras de entrada, mas temos um potencial de consumo muito alto. Não tenho dúvidas que cerveja é consumo, não é moda. Quando o brasileiro experimenta um produto premium, acaba amadurecendo o hábito de consumo e dificilmente volta para o produto do mesmo segmento e de menor valor agregado”, opina Fabiano Wohlers.

Quem também acredita no potencial desse mercado é Daniel Wolff, que criou o site Mestre-Cervejeiro.com há dez anos para divulgar a cultura da bebida. Desde então, o envolvimento com o tema começou a ficar cada vez maior: o empresário passou a frequentar eventos, abriu uma loja e passou a franquear o negócio em 2012.

“O site, apesar de ter virado uma franqueadora, continua divulgando a cultura da cerveja. Nosso pilar de comunicação é entrega de conteúdo. Apesar de ser um produto que hoje você até encontra na prateleira do supermercado, mais de 90% das nossas vendas são conduzidas. O cliente quer ir no ponto de venda e ser atendido por alguém que entenda da bebida”, afirma Wolff, que pretende encerrar o ano com 30 unidades.

Já Marcelo Stein, da importadora Bier & Wein, lançou no ano passado a franquia da Confraria Paulistânia. Com o funcionamento da loja-piloto, o empresário optou pela divisão da marca em dois modelos: a distribuidora e outro que reúne bar e loja. A decisão foi tomada por conta das características diferentes de ambos. O bar, por exemplo, exige um ponto em uma região com perfil de entretenimento e possivelmente mais cara. “Essa incompatibilidade das duas atividades fez com que a empresa dividisse as franquias. Mas é possível, para quem quiser, investir nos dois modelos. Só depende do ponto e do interesse do franqueado”, destaca Stein, que trabalha com cerca de 130 rótulos. 

:::QUANTO CUSTA?:::

Mr. Beer. Investimento para abrir um quiosque varia de R$ 70 mil a R$ 130 mil. Já para abrir a loja, o valor sobe para R$ 240 mil para um espaço de até 40 metro quadrado.

Mestre. Abrir um quiosque do Mestre Cervejeiro exige investimento inicial de R$ 99 mil. Quem optar por uma loja vai precisar desembolsar a partir de R$ 128 mil.

Confraria. A distribuidora exige investimento de R$ 200 mil a R$ 300 mil. No caso do bar e loja, a exigência é que o franqueado investirá entre R$ 480 mil e R$ 700 mil.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.