Filipe Rau/AE
Filipe Rau/AE

Mais da metade dos empresários espera faturar mais neste Natal

Segundo pesquisa, 55% dos empresários esperam faturamento maior, enquanto 31% acreditam que repetirão o desempenho do ano passado

Agência Estado,

08 de dezembro de 2011 | 12h49

 Pesquisa Serasa Experian de Perspectiva Empresarial revela que 55% dos empresários do País esperam aumento do faturamento neste Natal em relação ao de 2010, enquanto 31% acreditam que repetirão o desempenho do ano passado e 14% acham que haverá uma queda. No Natal de 2010, 69% deles haviam respondido que a expectativa era de aumento nos ganhos. Já nos dois anos anteriores, 2009 e 2008, esse porcentual era de 53% e 52% respectivamente.

A grande maioria dos empresários de grandes negócios (82%) acredita que o faturamento aumentará neste Natal ante o anterior. Entre os médios varejistas, esse número é de 63% e entre os pequenos, de 55%. A região do País com mais empresários otimistas é a Centro-Oeste, com 62% dos entrevistados apostando em maior faturamento em 2011. Depois vêm as regiões Norte (60%), Sudeste (58%), Nordeste (55%) e Sul (50%).

::: Siga o Estadão PME nas redes sociais :::

:: Twitter ::

:: Facebook ::

:: Google + ::

Para a Serasa Experian, a política monetária restritiva mantida até o início do segundo semestre afetou a expectativa do varejista brasileiro. "De qualquer forma, será um bom Natal por conta dos 31% que esperam repetir o faturamento do Natal 2010", afirma a entidade, em nota.

De acordo com a sondagem, realizada entre os dias 16 e 24 de novembro, para 26% dos empresários o consumidor gastará em média até R$ 50. Já para 39% os presentes estarão na faixa de R$ 51 a R$ 100, para 22% de R$ 101 a R$ 200 e para 13%, acima disso.

Os produtos mais procurados no Natal deste ano, na opinião dominante entre os 1.013 entrevistados, serão roupas, sapatos e acessórios (34%). Segundo a Serasa Experian, por causa do endividamento maior da população, com inadimplência e juros ainda elevados, o consumidor procura produtos com maiores opções de preços, como é o caso de vestuário e perfumarias.

A expectativa dos empresários é de que 49% das compras serão feitas à vista, com pagamento em dinheiro (42%) e cartão de crédito (25%) aparecendo como opções mais citadas, e 51% a prazo, com destaque para cartão de crédito parcelado (48%) e cheque pré-datado (25%). No Natal 2010, 51% das compras foram feitas à vista e 49% a prazo.

Tudo o que sabemos sobre:
EconomiaEmpresasFaturamento

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.