22 de março de 2012 | 08h25
A pontualidade de pagamento das micro e pequenas empresas brasileiras chegou a 95,2% em fevereiro deste ano. Isso significa que a cada 1 mil pagamentos realizados por esses empreendimentos, 952 foram quitados à vista ou com atraso máximo de sete dias, o que não configura inadimplência segundo os critérios do Banco Central.
::: Siga o Estadão PME nas redes sociais :::
:: Twitter ::
:: Facebook ::
:: Google + ::
Na comparação com o mesmo mês do ano passado, houve aumento da pontualidade de 0,4 ponto porcentual. Trata-se do terceiro mês seguido de alta quando compara-se com a situação de um ano atrás.
De acordo com os técnicos da Serasa Experian, responsáveis pelo estudo, as seguidas quedas da taxa básica de juros (Selic) e atendência de normalização da inadimplência dos consumidores tem ajudado os pequenos empreendimentos. Da mesma forma, a retomada do crescimento econômico, a partir do fim do ano passado, também é um indicador positivo.
O maior nível de pontualidade foi observado nas empresas do setor comercial: 95,6% de pontualidade. No setor de serviços, foram 94,8% de pagamentos à vista. A indústria registrou 94,3% de pontualidade.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.