The New York Times
The New York Times

Maioria das pequenas empresas mal consegue poupar dinheiro, revela estudo americano

Pequenos negócios respondem por 50% do produto interno bruto e por mais de 50% da criação de novas vagas de emprego nos EUA

Julie Verhage, Bloomberg

23 de setembro de 2016 | 17h47

Um novo estudo expõs a extensão do drama vivido pelas pequenas empresas dos Estados Unidos, que se encontram em difícil situação financeira.

“A maioria das pequenas empresas está operando com margens muito pequenas”, disse Diana Farrell, diretora executiva do JPMorgan Chase Institute, centro de estudos estratégicos do banco de mesmo nome que usa os dados da instituição financeira para analisar a economia. “O segmento das pequenas empresas tem um número cada vez menor de futuras candidatas a Google ou Uber, e um imenso número de participantes que vive no limite, mês a mês”, disse ela em entrevista pelo telefone.

As empresas em questão podem ser pequenas, mas representam uma fatia desproporcional da economia americana. De acordo com o Conselho de Pequenas Empresas e Empreendedorismo, elas respondem por aproximadamente 50% do produto interno bruto e por mais de 50% da criação de novas vagas de emprego - métrica acompanhada de perto pelo Fed na tentativa de determinar se a economia seria capaz de suportar uma constrição nas condições de financiamento. Mas, embora sua contribuição para a economia seja grande, em boa parte ignoramos a situação de sua saúde financeira, acrescentou Diana.

Em média, as empresas pesquisadas têm apenas 27 dias de reservas de dinheiro (ou dinheiro para cobrir suas despesas caso as entradas fossem interrompidas subitamente) de acordo com o estudo do instituto JPMorgan, que analisou 470 milhões de transações realizadas por 570.000 pequenas empresas no ano passado. Os restaurantes costumam apresentar as menores reservas, com dinheiro guardado para apenas 16 dias de funcionamento, enquanto o setor imobiliário apresenta as reservas mais substanciais, suficientes para 47 dias de operação.

Tudo o que sabemos sobre:
Empreendedorismo

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.