Alexander Kneucker/Reprodução Facebook
Alexander Kneucker/Reprodução Facebook

Lixo orgânico se transforma em desconto em restaurante

Ação durante evento permitiu que clientes trocassem resíduos biodegradáveis por refeição

ESTADÃO PME,

23 de novembro de 2013 | 08h17

Um restaurante temporário montado durante a Viena Design Week chamou a atenção pelo apelo sustentável: aceitou lixo orgânico, como sobras de alimentos, para ser trocado por descontos nas refeições. O Biomat funcionou em setembro, na Áustria.

::: Siga o Estadão PME nas redes sociais :::

:: Twitter ::

:: Facebook ::

:: Google + ::

De acordo com o site Springwise, plataforma criada para captar e replicar boas ideias de empreendedorismo ao redor do mundo, a compostagem é uma boa maneira de aproveitar o lixo orgânico que, em geral, acaba em aterros sanitários. No caso do restaurante, a iniciativa é resultado de uma parceria entre a empresa de recursos renováveis Biomat e Vera Wiedermann Desig Studio.

Durante a Viena Design Week, os clientes puderam levar os sacos com resíduos biodegradáveis, que eram pesados e recebiam um valor de energia. Os cupons com o desconto correspondente podiam ser utilizados para pagar parte da conta no restaurante ou até toda a refeição.

Já os sacos de lixo foram encaminhados para uma fazenda para produção de biogás, que pode ser utilizado para cozinhar. O Springwise pontua que outros restaurante poderiam aplicar essa ideia e transformar o próprio desperdício de alimentos em um recurso para suas cozinhas.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.