
15 de setembro de 2013 | 11h40
Para alguns empreendedores, agilidade vale mais do que o plano de negócios para criar uma startup. Muitos deles afirmam que é mais interessante colocar a ideia em ação, executar a inovação e aos poucos ir modelando os negócios. E você, concorda?
::: Estadão PME nas redes sociais :::
:: Twitter ::
:: Facebook ::
:: Google + ::
Além dessa pergunta, muitas outras questões surgem logo que alguém tem uma ideia e resolve realizá-la por meio de uma startup. Uma maneira boa de sanar todas as dúvidas é buscar auxílio e inspiração nos livros. Foi pensando nisso que o Estadão PME resolveu selecionar algumas obras que prometem ajudar quem está desenvolvendo ou pensando em criar uma startup. Veja a seguir.
A Startup de $ 100 - Abra o negócio dos seus sonhos e reinvente sua forma de ganhar a vida
Chris Guillebeau
Editora Saraiva (2013)
240 páginas
R$ 39,90 (impresso) e R$ 35,90 (digital)
O autor ensina a abrir uma startup com menos de 100 dólares. Ele afirma que são necessárias três coisas para qualquer pessoa iniciar a empresa: um produto ou serviço fundamentado em uma paixão, pessoas dispostas a pagar por isso e uma forma segura de pagamento.
Dono: um caminho revolucionário para o sucesso da sua empresa
Marcelo Toledo
Editora Alta Books (2013)
323 páginas
R$ 53,91
O livro é basicamente um manual para qualquer empreendedor que deseja abrir uma startup. O autor, que trabalha com startups há mais de 12 anos, estudou as técnicas mais modernas de criação de startups, aplicou e testou cada uma delas, misturou com seus aprendizados e criou sua própria metodologia.
Startup Weekend - Como levar uma empresa do conceito à criação em 54 horas
Marc Nager, Clint Nelsen e Franck Nouyrigat
Editora Alta Books (2013)
200 páginas
R$ 49,90
Esse livro contém práticas, lições e exemplos para indivíduos e pequenas organizações seguirem.
A Startup Enxuta
Eric Ries
Editora Leya Brasil
224 páginas (2012)
R$ 39,90
A obra procura ensinar empreendedores, administradores e líderes empresariais a serem mais bem-sucedidos na condução de seus negócios sem, contudo, desperdiçar tempo e recursos. O autor descreve o plano para que cada um possa executar os princípios fundamentais da startup enxuta em qualquer projeto.
Startup Brasil
Marina Vidigal e Pedro Mello
Editora Agir (2011)
200 páginas
R$ 48,90
Os autores apresentam a trajetória de empreendedores brasileiros e seus negócios, contando como nasceram empresas milionárias como O Boticário, Locaweb e Cacau Show.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.