
27 de outubro de 2017 | 16h13
Os desafios do empreendedor para transformar um negócio pequeno em uma rede de franquias foi tema do bate-papo entre Lindolfo Martin, fundador e presidente da Multicoisas, e empreendedores que estão participando do segundo dia da Semana Pró-PME. Na tarde desta sexta-feira (27), em São Paulo, o empresário contou como construiu uma rede com 204 lojas com o investimento equivalente ao valor de um fusca.
“O empreendedor tem que fazer o que pode. Meu capital inicial era um fusca. Eu fiz balcões, arrumava prateleiras, fazia tudo na loja. Quando você está começando não tem dinheiro para fazer tudo o que quer. Mas também não pode desistir.”
A expansão da Multicoisas começou devagar. Porém, quando foi formatado o plano da marca para virar franquia, centenas de novas unidades foram inauguradas nos últimos anos. “Quando abri a primeira filial da loja, em Campo Grande, tive vontade de abrir franquia. Quando você abre uma filial, você divide tudo da empresa, o capital, a equipe, os investimentos, a sua energia. Você aprende a dividir o todo”, explicou.
Para o empresário, empenho e determinação são fundamentais para fazer um negócio prosperar. Mas a visão de negócios deve nortear os passos do empresário. “Franquia nasceu para crescer, não para ficar pequena.”
Confira a cobertura da #SemanaProPME
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.