Divulgação
Divulgação

Lições de negócios para empreendedores inspiradas na série Friends

Site Entrepreneur se baseou no cotidiano dos seis amigos para fazer a lista

Estadão PME,

25 de setembro de 2014 | 08h18

Nesta semana, a série Friends completou 20 anos e o site Entrepreneur listou sete lições de negócios inspiradas na convivência de Rachel, Monica, Ross, Chandler, Joey e Phoebe. Confira:

::: Siga o Estadão PME nas redes sociais :::

:: Twitter ::

:: Facebook ::

:: Google + ::

Sonhe grande

Cada um dos amigos tinha objetivos próprios. E os sonhos eram grandes. Joey, por exemplo, queria ser um ator famoso. Por isso, quem tem planos de abrir o próprio negócio precisa focar no objetivo, não se perder no caminho e pense alto.

Mesmo com contratempos, não desista

Os personagens passaram por dificuldades e enfrentaram situações que poderiam ter feito eles desistirem dos seus sonhos. Joey passou de Dr. Drake Ramoray em Days of Our Lives para a situação de desempregado e implorando por qualquer tipo de papel e Ross, por exemplo, foi afastado do trabalho depois que teve um ataque de raiva quando alguém do trabalho roubou o sanduíche com sobras da ceia de Ação de Graças.

Seja quem você é

Em um dos episódios da série, Ross estava tão nervoso em sua primeira aula que acidentalmente "soltou" um sotaque britânico, depois precisou pedir desculpas e implorar por uma segunda chance para causar uma boa impressão. Por isso, a dica é sempre ser autêntico.

Separe vida profissional e amorosa

Rachel contratou Tag como seu assistente e a escolha não deu certo. Chandler também chegou a se envolver com uma colega de trabalho. Mas a lição que fica é que a mistura de negócios com prazer tendem a prejudicar o negócio.

Lembre-se: há vida fora do trabalho

Todos os personagens da série tinham um emprego, mas a maioria das situações que o público viu ocorreu fora do trabalho. No site Entrepreneur, a autora das sete lições, Carly Okyle, pontua: pense sobre o que você gostou mais: ver a Phoebe trabalhando ou ela cantando suas músicas no Central Perk. O trabalho não deve ser o centro da sua vida.

Nunca é tarde para recomeçar

Chandler decidiu mudar de emprego e se viu em meio a um grupo de estagiários em uma agência de publicidade. Diante dessa situação, a autora pontua que é preciso realmente ter muita coragem para fazer o que realmente quer fazer, especialmente quando isso significa abrir mão de um emprego estável ou voltar para a escola depois de anos afastado na sala de aula. "Começar de novo é uma coisa corajosa de fazer, e isso pode ser feito em qualquer idade". E se a ideia inicial não está dando certo, mude de direção e tente novamente.

Café é uma ferramenta útil

Os personagens passavam boa parte do tempo no famoso café Central Perk. De acordo com o site Entrepreneur, o café ajuda a aumentar o foco e atenção, mas é mais do que isso. Uma xícara de café pode render aproximar pessoas para um bom networking e negócios são feitos por meio de networking. 

Tudo o que sabemos sobre:
FriendsEntrepreneurEstadão PME

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.