Publicidade

Juros: saiba escolher um financiamento com as menores taxas

Escolher o empréstimo adequado resulta em economia para o empresário

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

As taxas de juros para empresas estão altas. No entanto, a busca por crédito não diminui.  Os juros cobrados por instituições bancárias em diferentes modalidades de crédito devem ser analisados cuidadosamente antes de a empresa fazer um financiamento, alerta Luiz Ricardo Grecco, consultor do Sebrae SP. ::: Veja tabela de juros do Banco Central ::: Escolha adequada A grande dificuldade de grande parte dos empresários que procuram crédito em bancos é fazer a escolha do produto certo. Independentemente da taxa de juros cobrada, é necessário ter atenção redobrada antes de firmar um acordo bancário.

PUBLICIDADE

Segundo Grecco, ao pensar em tomar um empréstimo para investimentos no negócio, por exemplo, os empresários devem calcular qual o tempo de retorno esperado.

“Geralmente, as pessoas já contam com o lucro que vão ter com as melhorias e se baseiam equivocadamente nisso no momento de parcelar o dinheiro emprestado. Como nem sempre o retorno é no curto prazo, fica difícil arcar com o valor das parcelas, o que gera atraso e cobrança de juros”, diz o consultor, que complementa: “não existe financiamento caro. Existe financiamento inadequado”.Previsibilidade Ao recorrer às linhas de crédito oferecidas por bancos para financiar um investimento na empresa, alguns cuidados devem ser tomados para não comprometer a saúde financeira do seu negócio.

De acordo Grecco, consultor do Sebrae SP, o principal erro cometido por muitos empreendedores é buscar crédito em situações em que a empresa já está em uma fase financeira delicada.

“Normalmente o empresário procura financiamentos quando ele não encontra mais nenhuma solução. Na ansiedade de resolver rapidamente, ele dificilmente vai encontrar o melhor produto oferecido pelos bancos. Sem tempo para fazer uma análise correta, ele não encontra as taxas mais vantajosas”, diz Grecco.

Regularidade Após assumir um compromisso com o banco, é extremamente importante estar em dia com o pagamento das prestações. Segundo Grecco, muitos empresários acabam cometendo um erro crasso capaz de comprometer toda a empresa.

“O maior erro é também o mais comum: fazer um financiamento para pagar outro. Na falta de fundos para cobrir as parcelas de uma dívida o empresário deve imediatamente procurar o banco para renegociar o que foi combinado e evitar a cobrança de juros”, diz o consultor.

Publicidade

A dificuldade de cumprir pagamentos também implica em transtornos como a execução da garantia usada no momento de tomar o empréstimo. A prudência evita a tomada de bens e, consequentemente, os transtornos que isso gera”, diz Grecco.::: LEIA TAMBÉM ::: :: Mesmo com juros altos, volume de crédito tomado por empresas cresce :: :: Juros cobrados das empresas são os mais altos desde outubro de 2009 :: :: Simulador: calcule o valor atual da sua dívida ::

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.