30 de março de 2012 | 15h40
Começa a ser implementado nesta sexta-feira 30 um novo formato para aumentar a segurança do registro empresarial. O sistema eletrônico de cadastramento e geração de formulários, o Cadastro Web, passa ser oferecido como alternativa pela Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucep) e conta com a opção de acesso via certificado digital que garante autenticidade e validade jurídica faz informações prestadas.
::: Siga o Estadão PME nas redes sociais :::
Com o novo sistema, as informações fornecidas pelo usuário serão cruzados com a base de dados do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD), ligado à Secretaria estadual de Segurança Pública. A integração serve para evitar fraudes, como o registro de empresas com documentos roubados.
Em 2011, a Jucesp atendeu a mais de 1,2 milhão de solicitações para registro de constituições, alterações e baixas de empresas e 140 pedidos de suspensão de registros de empresas por motivo de fraude.
Certificado digital
Em um primeiro momento, a certificação digital será uma opção de acesso ao usuário, que ainda poderá validar seu acesso por login e senha. A partir de maio, o certificado digital passará a ser obrigatório para o registro de empresas no modelo de sociedade por ações. Após o período de testes, os outros modelos também passarão a exigir o certificado.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.