16 de agosto de 2013 | 10h20
Pesquisa realizada pelo National Bureau of Economic Research, nos Estados Unidos, identificou algumas características em jovens que tendem a serem associadas com o sucesso no empreendedorismo. É esperado que esse jovem seja inteligente, mas o que chamou a atenção são outros atributos mencionados pelo estudo: comportamento rebelde ou tomar parte de ações ilícitas.
::: Estadão PME nas redes sociais :::
:: Twitter ::
:: Facebook ::
:: Google + ::
"Não é apenas porque eles são espertos, mas porque eles têm uma tendência de quebrar as regras, procurar problemas e correr riscos", afirmou ao site Huffington Post um dos co-autores do estudo, Ross Levine. De acordo com a pesquisa, empreendedores têm três vezes mais propensão de participar de ações ilícitas, ou de correr riscos, do que seus colegas assalariados.
::: Leia também :::
Bill Gates e Steve Jobs não eram grandes alunos
O estudo conduzido nos Estados Unidos ainda determina que os anos de estudo não levam ao sucesso no empreendedorismo - 54% dos empresários bem-sucedidos não tinham diploma universitário. É interessante lembrar que o criador do Facebook, Mark Zuckerberg, abandou Harvard para começar o Facebook.
E é claro que o estudo conclui, ainda, que autoestima ajuda, e muito, o candidato a empreendedor - basta notar o comportamento do criador da Apple, Steve Jobs, durante toda a sua carreira. Se ele não tivesse confiança, dificilmente teria conseguido criar tantas inovações quanto as apresentadas pela empresa nas últimas décadas.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.