Reprodução
Reprodução

Jovens com comportamento rebelde e que quebram as regras são melhores empreendedores

Estudo conduzido nos Estados Unidos aponta quais atributos um empresário de sucesso reúne

Estadão PME,

16 de agosto de 2013 | 10h20

 Pesquisa realizada pelo National Bureau of Economic Research, nos Estados Unidos, identificou algumas características em jovens que tendem a serem associadas com o sucesso no empreendedorismo. É esperado que esse jovem seja inteligente, mas o que chamou a atenção são outros atributos mencionados pelo estudo: comportamento rebelde ou tomar parte de ações ilícitas.

::: Estadão PME nas redes sociais :::

:: Twitter ::

:: Facebook ::

:: Google + :: 

"Não é apenas porque eles são espertos, mas porque eles têm uma tendência de quebrar as regras, procurar problemas e correr riscos", afirmou ao site Huffington Post um dos co-autores do estudo, Ross Levine. De acordo com a pesquisa, empreendedores têm três vezes mais propensão de participar de ações ilícitas, ou de correr riscos, do que seus colegas assalariados.

::: Leia também :::

Bill Gates e Steve Jobs não eram grandes alunos

O estudo conduzido nos Estados Unidos ainda determina que os anos de estudo não levam ao sucesso no empreendedorismo - 54% dos empresários bem-sucedidos não tinham diploma universitário. É interessante lembrar que o criador do Facebook, Mark Zuckerberg, abandou Harvard para começar o Facebook.

E é claro que o estudo conclui, ainda, que autoestima ajuda, e muito, o candidato a empreendedor - basta notar o comportamento do criador da Apple, Steve Jobs, durante toda a sua carreira. Se ele não tivesse confiança, dificilmente teria conseguido criar tantas inovações quanto as apresentadas pela empresa nas últimas décadas.

Tudo o que sabemos sobre:
Pesquisa

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.