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Já é possível abrir uma franquia com investimento inicial a partir de R$ 5 mil

Em 2011, o setor de microfranquias faturou R$ 3,7 bilhões e ganhou 123 novas marcas para licenciar

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Por Cris Olivette e OPORTUNIDADES
Atualização:

As microfranquias marcam presença no mercado como opção de negócio para quem deseja empreender e não tem muitos recursos. Com investimentos que vão de R$ 5 mil a R$ 50 mil, é possível se tornar um empreendedor. Os números da Associação Brasileira de Franchising (ABF) confirmam que o modelo atrai cada vez mais pequenos investidores. Segundo a ABF, o País fechou 2011 com 123 novas marcas, de um total de 336 que operam em 12.561 unidades. ::: Estadão PME nas redes sociais ::: :: Twitter :: :: Facebook :: :: Google + :: “Elas já representam 17% do total de opções de franchising e 4% do faturamento do setor, o equivalente a R$ 3,7 bilhões”, diz o diretor de microfranquias da ABF, Artur Hipólito. De acordo com ele, o bom momento da economia e o aumento de renda da população são os responsáveis pelo crescimento. “Esse tipo de negócio existe em outros países, mas não com a força que vem ganhando no Brasil nos último cinco anos. Eu diria que é um fenômeno nacional”, diz o professor de pós-graduação da Fundação Getúlio Vargas, Batista Gigliotti. Com 352 unidades implantadas apenas em 2011, a Doutor Resolve, que oferece serviços de reparos e reformas em imóveis, foi a que mais cresceu no período. Criada em 2010 por David Pinto, a marca conta hoje com 500 franqueados em todo o Brasil. “A inspiração para fundar a empresa surgiu durante a reforma do meu apartamento”, conta. A fisioterapeuta Silvia Saidah, foi uma das pessoas que optaram por investir R$ 38 mil para ser uma franqueada Dr. Resolve. Há um ano, ela mantém uma unidade no bairro da Vila Mariana (SP), e afirma que o investimento foi recuperado em oito meses. Segundo Silvia, é preciso oferecer benefícios para manter seus 15 funcionários. “Montei um alojamento para os que não moram em São Paulo e tenho uma perua que leva os demais para casa.” A empresária também tem uma cozinheira que prepara o almoço da equipe. Com tantos cuidados, sua unidade é considerada modelo. Ocupando a quinta colocação entre as microfranquias que mais cresceram em 2011, com 56 novas unidades, está a Kumon, escola especializada em cursos de matemática, português, inglês e japonês. “Oferecemos um método de estudo individualizado para formar alunos capazes de aprender por si só”, diz a gerente de recursos humanos da franqueadora, Julia Shiroiwa. O método, que foi criado no Japão em 1956 pelo professor de matemática Toru Kumon, está presente em 47 países. No Brasil chegou em 1977. Segundo Julia, o investimento inicial está entre R$ 15 mil e R$ 30 mil. Quem conquistou estabilidade financeira ao adquirir uma franquia Kumon, foi a professora Thereza Christina Vasconi, que tem 320 alunos matriculados na unidade instalada no bairro Chácara Klabin, na capital paulista. Após dar aula em escolas públicas e privadas por mais de 20 anos, a empresária se sente realizada. “Hoje, cubro 100% das necessidades materiais da minha família e posso planejar viagens e adquirir bens.” No entanto, Gigliotti afirma que nesse tipo de negócio o retorno financeiro costuma ser proporcional ao investimento. “Não existe milagre, esse pequeno investidor deve administrar suas expectativas dentro dessa realidade”, pondera. O mercado também oferece opções mais econômicas. São negócios que não necessitam de ponto comercial, chamados de home-based. Com investimento de R$ 12.500 a ex-gerente de implantação de sistemas Simone Fanceto mudou radicalmente de vida ao se tornar franqueada da EcoJardim, em Piracicaba (SP). “Depois de passar cinco anos viajando para trabalhar em Campinas, eu engravidei e decidi procurar outra atividade.” Simone afirma que o modelo home-based é perfeito para ela, que já conta com 15 clientes. “Posso conciliar o trabalho com os cuidados do meu filho, trabalho feliz e ganhei qualidade de vida.” A EcoJardim foi criada em 2010 pelo técnico agrícola Vâner Silva. “Primeiro montei uma empresa de paisagismo, mas todos queriam saber como eu cuidava das plantas, então decidi criar a franquia em 2010. Hoje já tenho 50 franqueados”, conta. O próprio Silva fabrica os produtos naturais usados para adubar e combater pragas. “O fato de trabalharmos com produtos naturais atrai principalmente quem tem animais de estimação e crianças”, ressalta Simone. Gigliotti alerta, porém, que ter grande quantidade de franqueados pode ser arriscado. De acordo com ele, o dono da marca terá gastos adicionais para manter a qualidade e preservar sua reputação. É preciso fazer as contas na ponta do lápis para ver se compensa.  “Esse é o dilema de muitos franqueadores”, diz o professor. “Cada um deve fazer sua opção com consciência, o mais importante é conhecer onde está o risco do seu negócio.” Alguns exemplos (valores a partir de) Auto Spa Express: R$ 4,5 mil Amigo Computador: R$ 7,5 mil Quiosque da Brahma: R$ 7 mil Cartório Postal: R$ 20 mil Clube Turismo: R$ 30 mil Disk Manicure: R$ 8 mil Fácil Aprender: R$ 33 mil Home Depil: R$ 10 mil Jadlog: R4 14,1 mil Seu Professor: R$ 14 mil

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