Reprodução
Reprodução

Investidor prefere empreendedor homem e bonito, revela pesquisa

Sessenta e oito por cento dos investidores escolheram negócios apresentados por homens

Estadão PME,

27 de março de 2014 | 18h09

Força-tarefa liderada pela Universidade de Havard indica que empresário do sexo masculino, quando atraente, leva vantagem na hora de persuadir os donos de dinheiro.

::: Estadão PME nas redes sociais :::

:: Twitter ::

:: Facebook ::

:: Google + ::

O estudo foi realizado também por pesquisadores da Universidade da Pensilvânia e do Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Em uma das etapas do estudo, foram selecionados 90 apresentações de empreendedores de diversas áreas, como mídia digital, tecnologia limpa, educação e serviços jurídicos. Cerca de 60 investidores avaliaram como foi a performance dos apresentadores também no quesito atratividade física.

Os professores decidiram se concentrar em duas características: gênero e atração física. O resultado foi que os homens tinham mais propensão a obter financiamento (60% a 70% mais) e que os homens bonitos aumentavam suas chances em 36%.

A pesquisa mostrou também que os projetos apresentados por homens foram mais persuasivos do que o de mulheres, mesmo quando o tema abordado era de um mesmo segmento.

Segundo o site Fox News, uma das pesquisadoras do MIT, Fiona Murray, informa que apenas 10% do capital de risco dos Estados Unidos é direcionado a mulheres e que essa foi uma das razões que motivaram a realização da pesquisa.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.