Reprodução
Reprodução

Invenção evita acidentes na hora de estacionar na garagem de casa

O GAPster é um instrumento que, pendurado no teto, serve de guia para os motoristas estacionarem sempre na posição ideal

Estadão PME,

16 de maio de 2014 | 06h40

Você já teve problemas para estacionar na sua própria garagem? Muitas vezes, a presença de colunas ou de objetos armazenados neste espaço dificultam a realização da manobra para deixar o carro em casa. Foi pensando em facilitar esse processo que o alemão Peter Fischer inventou o GAPster.

::: Siga o Estadão PME nas redes sociais :::

:: Twitter ::

:: Facebook ::

:: Google + ::

Imaginando que muitas famílias utilizam as garagens para estocar coisas que não cabem em outros ambientes da casa, e as dificuldades que esses objetos empilhados trazem aos motoristas, Fischer desenvolveu um método para estacionar com maior facilidade. O GAPster é uma esfera de borracha que, fixada no teto da garagem, indica ao motorista a posição ideal para deixar o carro.

Para instalar o produto, é preciso estacionar o veículo na posição considerada ideal. Então, marca-se o teto imediatamente acima do centro do para-brisas para se ter uma referência de onde o GAPster deverá ser instalado. Depois, basta fixar a base do produto no teto e prender a esfera a ele com o auxílio de uma corda, como num sistema de roldanas. Feito isso, o motorista coloca um adesivo colorido e circular na parte superior do painel do veículo.

Uma vez instalado, este adesivo dentro do carro servirá como referência para estacionar. Basta dirigir de modo a deixá-lo sempre na direção da esfera do GAPster e pronto: o veículo ficará exatamente no lugar considerado ideal, sem arranhões ou amassados na lataria. Confira o vídeo com uma demonstração do produto:

GAPster - Garage Pilot for Millimeter Parking from TSS Solar on Vimeo.

Segundo o idealizador, o produto é ideal para estacionar porque muitos carros sequer têm sensores de direção. E, mesmo os que possuem esse tipo de equipamento não têm nenhum mecanismo que sirva de referência para a lateral dos veículos. O GAPster está arrecadando fundos através do site Indiegogo e sua versão mais barata está sendo comercializada temporariamente por US$ 12. O valor de mercado, segundo o empresário, será de US$ 19.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.