Estadão
Estadão

Intenção dos micro e pequenos empresários em investir tem menor nível em 12 meses

Indicador do Serviço de Proteção ao Crédito mostra que propensão diminuiu de 28,45 pontos em março para 19,96 pontos em abril

Cristian Favaro, Especial para a Agência Estado

19 de maio de 2016 | 17h37

SÃO PAULO - A intenção de investir dos micro e pequenos empresários do setor de serviços e comércio caiu em abril para o menor nível em 12 meses - pior resultado da série histórica iniciada em maio do ano passado pela pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). De acordo com os Indicadores de Demanda por Crédito e de Propensão para Investimentos do Micro e Pequeno Empresário (IDCI-MPE), a intenção caiu de 28,45 pontos em março para 19,96 pontos em abril - quanto mais próximo de 100, maior é a disposição em investir.

No total, apenas 13% dos micro e pequenos empresários entrevistados estão interessados em promover investimentos. Entre eles, 74% apontaram que usarão o dinheiro do próprio bolso e 21,2% irão recorrer a empréstimos em bancos e financeiras.

"Sem boas perspectivas com os rumos da economia, os empresários estão reticentes para assumir compromissos financeiros de longo prazo, já que os juros estão elevados e a demanda do consumidor segue diminuindo por conta da renda mais baixa e aumento do desemprego", explicou o presidente da CNDL, Honório Pinheiro, em nota divulgada à imprensa.

Crédito. No item que apura a demanda por crédito para os próximos 90 dias, o indicador caiu de 14,69 pontos em março para 11,68 pontos em abril, figurando como o pior resultado desde setembro, quando estava em 11,11 pontos.

Dentro do grupo de empresários que não pretendem investir, 40,2% afirmaram que estão inseguros com as condições econômicas do País e, por isso, não planejam fazer investimento na empresa que necessite de financiamento.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.