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Inovação está no foco de 97% dos empresários brasileiros

Empreendedores ouvidos em pesquisa acham a iniciativa importante

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Por Redação
Atualização:

Inovação e sustentabilidade são temas prioritários para gestores de empresas do Brasil, segundo recente pesquisa realizada pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).  Foram ouvidos 63 entrevistados de empresas filiadas e de portes variados para chegar ao dado. Segundo o levantamento, 97% dos pesquisados consideram fundamental que as organizações inovem para buscar a sustentabilidade, tanto do negócio quanto da economia e do planeta.

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Para Jairo Martins, superintendente-geral da FNQ, esse movimento reflete a constituição do que ele chama de “Cadeia Cíclica de Valor”, no qual o cliente mais consciente da importância da sustentabilidade exerce papel fundamental. “O consumidor está cada vez mais atento à origem dos recursos, ao processo de produção, à aplicação do produto e ao destino dado ao resíduo após o consumo”, analisa.

A inovação nas pequenas empresas nasceu associada à necessidade de garantir a sustentabilidade do negócio a partir de iniciativas de redução de custo. O alvo da análise foi a gestão dos recursos naturais no processo produtivo. Nesse sentido, o empresário passou a olhar a eficiência dos processos organizacionais e os aspectos sociais dos recursos humanos. Depois, atento às demandas externas, o desafio passou a ser entender a forma de colocação do produto no mercado, a embalagem e a possibilidade de reciclagem após o uso.

“As necessidades de manter a sustentabilidade do empreendimento e a pressão do consumidor fizeram com que o negócio fosse reinventado”, comenta Jairo Martins. O cenário passou a abrir, inclusive, nichos de mercado e oportunidades de serviço na área de reciclagem.

Investimento

A pesquisa da FNQ também apontou que, apesar da consciência do empresário em relação à importância da inovação, 70% dos entrevistados acreditam que as empresas não direcionam seus investimentos em inovações com foco no crescimento sustentável.

Na opinião do executivo, as empresas precisam ter uma visão sistêmica da gestão e compreender que a inovação deve acontecer também na liderança, nas ações de marketing e no modelo de negócios. “A inovação para sustentabilidade precisa fazer parte do planejamento estratégico da empresa. Hoje, as organizações enxergam a sustentabilidade como um subconjunto da gestão e não como parte integrante do processo de gestão como um todo”, diz.

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Criada em 1991, a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) é uma instituição sem fins lucrativos cujo objetivo é disseminar amplamente os Fundamentos da Excelência em Gestão para organizações de todos os setores e portes. Para Jairo Martins, umas das importantes ferramentas para esse trabalho é o Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas (MPE) Brasil.

Na iniciativa, a FNQ, o Movimento Brasil Competitivo (MBC), o Sebrae Nacional e o Grupo Gerdau se uniram para oferecer o reconhecimento concedido anualmente às micro e pequenas empresas que se destacam em suas categorias e que servem de referência na mobilização para a melhoria da competitividade em seu segmento.

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