Sergio Neves/AE
Sergio Neves/AE

Inflação em SP sobe 0,49% na 2ª prévia de dezembro

Índice registrou a mesma variação da primeira quadrissemana

Ricardo Criez, Agência Estado,

19 de dezembro de 2011 | 11h25

 O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), apurado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), apresentou variação de 0,49% na segunda prévia de dezembro - foi o mesmo índice registrado na primeira quadrissemana. Houve desaceleração, contudo, sobre o segundo levantamento de novembro, quando o índice foi de 0,59%. O indicador, que mede a inflação da cidade de São Paulo, ficou dentro das estimativas dos analistas consultados pelo AE Projeções, que iam de 0,37% a 0,50%, com mediana projetada de 0,43%.

Os preços do grupo Habitação mostraram queda. Passaram de 0,26% na primeira prévia do mês para 0,19% neste segundo levantamento. Já no grupo Alimentação, os preços tiveram ligeira alta. Saíram de 0,55% para 0,59% no mesmo período de comparação.

::: Siga o Estadão PME nas redes sociais :::

:: Twitter ::

:: Facebook ::

:: Google + ::

O grupo Transportes também teve ligeira alta. Após registrar inflação de 0,21% na primeira semana de dezembro, subiu agora para 0,25% na segunda quadrissemana. No grupo Despesas Pessoais, os preços continuaram em níveis elevados. Porém, saíram de 1,26% na primeira leitura do mês para 1,22% nesta segunda prévia - na variação ponderada, foi novamente o item que mais contribuiu para a inflação.

Já o grupo Saúde apresentou estabilidade: saiu de 0,42% no primeiro levantamento de dezembro para 0,43% nesta pesquisa. Em Vestuário, a inflação apresentou aceleração. De 1,19% na primeira quadrissemana, avançou para 1,34% na segunda prévia de dezembro.

Finalmente, em Educação, os preços seguiram estáveis - foi novamente o item que, na variação ponderada, menos contribuiu para o IPC. O índice teve inflação de 0,03% na primeira leitura de dezembro, número que se repetiu neste segundo levantamento da Fipe.

Veja como ficaram os grupos que compõem o IPC na segunda prévia de dezembro:

Habitação: 0,19%

Alimentação: 0,59%

Transportes: 0,25%

Despesas Pessoais: 1,22%

Saúde: 0,43%

Vestuário: 1,34%

Educação: 0,03%

Índice Geral: 0,49%

::: LEIA TAMBÉM :::

:: BC acredita em inflação perto da meta de 4,5% em 2012 ::

:: Preço dos alimentos perde força e inflação começa a recuar ::

:: Inflação semanal acelera em 5 de 7 capitais pesquisadas pela FGV ::

Tudo o que sabemos sobre:
InflaçãoSão PauloEconomia

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.