Paulo Liebert/AE
Paulo Liebert/AE

Inadimplência do consumidor sobe 21,5% em 2011

Pequeno empresário precisa, cada vez mais, revisar o plano de negócios para o ano-novo para evitar problemas maiores

Estadão pme,

10 de janeiro de 2012 | 10h08

 A inadimplência dos consumidores brasileiros cresceu 21,5% em 2011 na comparação com 2010, segundo informações do Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor. Trata-se da maior elevação verificada desde 2002, quando a alta foi de 24,7% em relação ao ano anterior, 2001.

A notícia tem impacto direto no cotidiano dos pequenos empreendedores. Inadimplente, o consumidor deve reduzir o volume de compras. E o empreendedor deve estar preparado para este novo cenário econômico - portanto, revisar o plano de negócios é fundamental neste momento.

Além disso, o dono de um pequeno negócio, especialmente do comércio, deve manter um cadastro atualizado dos clientes. É preciso ter em mãos informações importantes como nome completo, número do documento de identidade e CPF, além de comprovante de endereço.

No caso de inadimplência, porém, o empreendedor deve procurar esse cliente e tentar renegociar a dívida primeiro. Inscrever o nome do inadimplente nos cadastros de restrição ao crédito, portanto, não deve ser a primeira opção do empresário.

::: Siga o Estadão PME nas redes sociais :::

:: Twitter ::

:: Facebook ::

:: Google + ::

De acordo com os ténicos da Serasa, o aumento da inflação, que reduziu o rendimento do trabalhador, e os juros ainda elevados afetaram a capacidade de pagamento do consumidor diante de um endividamento maior no decorrer do ano passado.

Boa notícia

Se por um lado a inadimplência preocupa, a alta de 14% no valor do salário mínimo - saltou de R$ 545 para R$ 622 tem tudo para beneficiar o pequeno empreendedor, sobretudo do comércio localizado em bairros residenciais. É nesses estabelecimentos, segundo o Sebrae e o instituto de pesquisas econômicas Dieese, que o trabalhador deve gastar esse dinheiro a mais.

::: LEIA TAMBÉM :::

:: Plano de negócios ajuda pequeno empresário ::

:: Aprenda a montar diferentes planos de negócios ::

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.