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Inadimplência do consumidor sobe 21,5% em 2011

Pequeno empresário precisa, cada vez mais, revisar o plano de negócios para o ano-novo para evitar problemas maiores

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Por Redação
Atualização:

 A inadimplência dos consumidores brasileiros cresceu 21,5% em 2011 na comparação com 2010, segundo informações do Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor. Trata-se da maior elevação verificada desde 2002, quando a alta foi de 24,7% em relação ao ano anterior, 2001. A notícia tem impacto direto no cotidiano dos pequenos empreendedores. Inadimplente, o consumidor deve reduzir o volume de compras. E o empreendedor deve estar preparado para este novo cenário econômico - portanto, revisar o plano de negócios é fundamental neste momento. Além disso, o dono de um pequeno negócio, especialmente do comércio, deve manter um cadastro atualizado dos clientes. É preciso ter em mãos informações importantes como nome completo, número do documento de identidade e CPF, além de comprovante de endereço. No caso de inadimplência, porém, o empreendedor deve procurar esse cliente e tentar renegociar a dívida primeiro. Inscrever o nome do inadimplente nos cadastros de restrição ao crédito, portanto, não deve ser a primeira opção do empresário.::: Siga o Estadão PME nas redes sociais ::: :: Twitter :: :: Facebook :: :: Google + :: De acordo com os ténicos da Serasa, o aumento da inflação, que reduziu o rendimento do trabalhador, e os juros ainda elevados afetaram a capacidade de pagamento do consumidor diante de um endividamento maior no decorrer do ano passado.Boa notícia Se por um lado a inadimplência preocupa, a alta de 14% no valor do salário mínimo - saltou de R$ 545 para R$ 622 tem tudo para beneficiar o pequeno empreendedor, sobretudo do comércio localizado em bairros residenciais. É nesses estabelecimentos, segundo o Sebrae e o instituto de pesquisas econômicas Dieese, que o trabalhador deve gastar esse dinheiro a mais.::: LEIA TAMBÉM ::: :: Plano de negócios ajuda pequeno empresário :: :: Aprenda a montar diferentes planos de negócios ::

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