Monica Bento/AE
Monica Bento/AE

IBGE: exportações aumentam 2,3% no 2º trimestre

Vendas externas subiram 6% na comparação com o segundo trimestre de 2010

ALESSANDRA SARAIVA E DANIELA AMORIM, AgÊncia Estado,

02 de setembro de 2011 | 10h03

As exportações cresceram 2,3% no segundo trimestre em relação ao primeiro trimestre do ano. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou ainda que, no segundo trimestre de 2011, as vendas externas subiram 6% na comparação com o segundo trimestre de 2010. No primeiro semestre de 2011, as exportações cresceram 5,2% em relação ao primeiro semestre de 2010. As informações foram divulgadas hoje pelo IBGE, que anunciou os dados das Contas Nacionais Trimestrais.

Segundo o instituto, as importações contabilizadas no PIB aumentaram 6,1% no segundo trimestre na comparação com o primeiro trimestre do ano. Em relação ao segundo trimestre de 2010, as importações subiram 14,6% no segundo trimestre de 2011. No primeiro semestre de 2011, as importações cresceram 13,9% em relação ao primeiro semestre de 2010.

::: Siga o Estadão PME nas redes sociais :::

:: Twitter ::

:: Facebook ::

A contabilidade das exportações e das importações no PIB é diferente da realizada para a elaboração da balança comercial. No PIB, entram bens e serviços e as variações porcentuais divulgadas dizem respeito ao volume. Já na balança comercial entram somente bens e o registro é feito em valores, com grande influência dos preços. 

Tudo o que sabemos sobre:
ExportaçõesEconomia

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.