Helisson Lemos, do Mercado Livre, fala sobre o mundo virtual dos negócios

Executivo abordou temas de mercado, desafios e empreendedorismo

Estadão PME,

17 de fevereiro de 2014 | 18h02

 

 

Começou a semana especial de entrevistas ao vivo com cinco empreendedores brasileiros. Todo dia, a partir das 14h, um empresário de sucesso discutirá empreendedorismo e perspectivas para 2014. O programa será transmitido pela TV Estadão. Essa iniciativa do Estadão PME iniciou nesta segunda-feira, 17, com o diretor-geral do Mercado Livre, Helisson Lemos, que está na empresa desde a sua fundação, em 1999. Lemos falou sobre oportunidades no e-commerce e o mercado de startups.

::: Siga o Estadão PME nas redes sociais :::

:: Twitter ::

:: Facebook ::

:: Google + ::

Um dos desafios no Brasil, no começo da empresa, era incentivar o hábito de acessar a internet e consumir por meio de ferramentas online. "Naquela época, cerca de 1,5% da população acessava a rede, hoje mais da metade dos brasileiros acessam", disse Lemos.

Os dispositivos móveis, como smartphones e tablets ganham cada vez mais importância para os consumidores online. Segundo Lemos, em janeiro do ano passado, 7% das pessoas que acessavam o site do Mercado Livre usavam algum tipo de dispositivo móvel, mas esse dado mais que dobrou em um ano. Em janeiro de 2014 o número registrado foi de 15,5%.

Lemos revela que 13% do que é vendido no site do Mercado Livre hoje é feito via dispositivos móveis. A empresa desenvolve aplicativos para esses aparelhos desde 2011. O diretor conta que já foram feitos mais de 9,5 milhões de downloads.

Empreendedorismo também foi tema que Lemos abordou. O executivo falou de erros mais comuns que empreendedores cometem no início do projeto e deu dicas para quem está entrando nesse mercado. "É preciso melhorar o planejamento no sentido de identificar oportunidades e soluções", disse. "Deve ter um cuidado na validação do projeto."

Dicas para os iniciantes, segundo Lemos, são: "entender o mercado, estudar as oportunidades e escolher se vai atuar em nichos ou pescar em mar aberto". Além disso, destaca o diretor, é bom escolher bem os parceiros de tecnologia e ter um bom relacionamento com clientes e fornecedores.

:: Programação ::

Terça-feira: Isael Pinto, presidente da General Brands

Quarta-feira: Clovis Souza, dono da Giuliana Flores

Quinta-feira: Pedro Herz, dono da Livraria Cultura

Sexta-feira: Lindolfo Martin, da Multicoisas

SERVIÇO

Feira do Empreendedor

Local: Expo Center Norte - Pavilhão Verde, São Paulo

Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme

Data: de 22 a 25 de fevereiro

Sábado e domingo: 10h às 21h

Segunda e terça-feira: 13h às 21h

Entrada franca

Inscrições no site do evento: feiradoempreendedor.sebraesp.com.br

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.