18 de janeiro de 2015 | 07h00
A não ser que você faça o mesmo percurso diariamente, e nesses casos pode completá-los até de olhos vendados, muitas vezes será preciso recorrer a um mapa para se localizar. Provavelmente, você tem o Google Maps instalado no seu telefone mas, no caso dos ciclistas, é inviável parar o trajeto a cada esquina para checar a localização. Ao desviar o olhar por um instante, sua vida pode estar em risco.
::: Saiba tudo sobre :::
Para tentar desenrolar a vida do ciclista que precisa de orientações sobre caminhos, a empresa Bóreal Bikes's decidiu criar o smrtGRIPS, um projeto que deixa os olhos livres para que o guidão possa 'se comunicar' com o ciclista e sinalizar o melhor roteiro. O CEO da Bóreal, Louis Huard, considera a ideia um avanço para os adeptos da bicicleta: "Podemos estar em qualquer bike e deixar qualquer bike conectada".
O smrtGRIPS, que de acordo com o fabricante é extremamente leve, liga-se ao smartphone via Bluetooth. O ciclista define a sua rota pelo sistema, que está disponível pelo aplicativo, e o guidão da bicicleta o leva até lá, sinalizando de forma sonora quando é preciso virar à esquerda ou à direita.
Quando o ciclista se aproxima de uma esquina, por exemplo, vibrações do guidão também se intensificam para preveni-lo. Quando chega ao destino, o aplicativo permite ao usuário, inclusive, encontrar o bicicletário mais próximo.
O smrtGRIPS está sendo desenvolvido por crowdfunding e custará cerca de US$ 68.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.