04 de janeiro de 2012 | 09h20
A secretária de comércio exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Tatiana Prazeres, disse há pouco que as medidas que o governo estuda para incentivar as exportações brasileiras incluirão aperfeiçoamento de mecanismos de financiamento e ações voltadas para empresas de menor porte. "É importante facilitar o acesso ao crédito para as empresas menores", afirmou durante o programa "Brasil em Pauta", da TV NBR.
A secretária disse também que o governo foca a facilitação do acesso à logística, também principalmente para as pequenas empresas. "Exportar pelos Correios, por exemplo, é uma oportunidade interessante para o primeiro passo no acesso ao mercado externo", considerou. Ela acrescentou que o conjunto de medidas avaliadas pelo governo contempla atuação em "diferentes segmentos".
::: Siga o Estadão PME nas redes sociais :::
:: Twitter ::
:: Facebook ::
:: Google + ::
A secretária voltou a dizer que o governo optou por não apresentar uma meta para a balança comercial brasileira deste ano, em função das incertezas do mercado internacional. "É necessário aguardar os primeiros meses do ano, possivelmente o primeiro trimestre. Estamos mais cautelosos este ano, mas será anunciada assim que houver elementos necessários para fazer uma meta factível, realista", argumentou.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.