PUBLICIDADE

Publicidade

Governo está formatando nova linha para o microcrédito

Segundo Mantega, nova linha estará disponível quando "Dilma achar oportuno"

Por Renata Veríssimo e Agência Estado
Atualização:

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, informou nessa terça-feira, 16, que o governo está formatando uma nova linha para microcrédito. O assunto será discutido ainda hoje em reunião com os presidentes do Banco do Brasil, Aldemir Bendine, e da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda. Ao ser questionado sobre quando a nova linha seria anunciada, Mantega respondeu que "será quando a presidente Dilma achar oportuno". "Ainda estamos construindo", afirmou.

PUBLICIDADE

Mais cedo, o presidente do Banco do Brasil, Aldemir Bendine, havia dito que a orientação do governo é aumentar os empréstimos para o setor produtivo em detrimento do crédito para o consumo. Segundo ele, a tendência a partir de agora é a redução do ritmo de crescimento do crédito ao consumo.

Ele avalia também que a crise internacional atual não vai demandar mais oferta de crédito como ocorreu em 2008, mas ponderou que o BB tem um trabalho técnico, que mostra a capacidade do banco em atender a essa demanda. "Mas não é o que achamos que vai acontecer", disse.

Bendine disse que o BB reviu as metas para concessão de crédito em 2011. A previsão de crédito total do banco caiu de 20% para 15% a 17%. No caso do crédito para consumo, a estimativa, segundo ele, caiu 3 pontos porcentuais e deve fechar o ano entre 17% e 18% de crescimento. Já a estimativa de concessão de crédito para o setor produtivo é de alta de 18% em 2011.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.