PUBLICIDADE

Glossário de termos para quem quer se aventurar no empreendedorismo

Conheça os jargões a que os novos (e também os velhos) empreendedores devem estar familiarizados para acompanhar o mercado

Por Mateus Apud
Atualização:

Milhares de brasileiros arriscam-se todos os anos em um novo negócio e, assim como outros segmentos do mercado, o universo do empreendedorismo conta com seus próprios jargões.

PUBLICIDADE

Em um mercado no qual existem 12 milhões de empresas optantes pelo Simples Nacional (regime tributário voltado para micro e pequenas empresas) e 23,4% dos novos empreendimentos não sobrevivem mais do que dois anos, segundo o Sebrae, é fundamental para o novato estar familiarizado com os termos que farão parte do seu dia a dia.

O Estado reuniu 16 termos que todo empreendedor precisa entender, com a ajuda de Marcelo Oliveira Altoé, diretor executivo de desenvolvimento de médias empresas da Fundação Dom Cabral, Marcus Salusse, professor e coordenador de projetos do FGVCenn – Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios, e Marcus Leite, consultor de inovação do Sebrae-SP.

Experiência, vivência, conhecimento são tão ou mais valiosos que dinheiro em um infinidade de situações. Foto: Marcos Müller/Estadão

Aceleradora  São empresas cujo objetivo principal é apoiar financeiramente startups de rápido crescimento, com foco no seu desenvolvimento, e em torná-las atrativas para investidores em novas rodadas de investimento.

B2B e B2C B2B (business to business) são negócios realizados entre empresas e empresas, enquanto B2C (business to consumer) são aqueles realizados entre empresas e consumidor final.

Break-even É um indicador que mostra o quanto é necessário vender para que as receitas se igualem aos custos. Trata-se do equilíbrio entre o que se gasta e o que se recebe, eliminando-se a possibilidade de prejuízo.

  Foto: Marcos Müller|Estadão

Incubadora São ambientes em grandes empresas ou universidades criados com o objetivo de auxiliar negócios em estágios iniciais de operação, a definir, testar e estruturar uma ideia inovadora. A incubadora ajuda com experiência, mas, diferentemente da aceleradora, não com dinheiro.

Publicidade

Core business É a veia central do negócio de uma empresa, seus processos-chave para geração de valor para o cliente. Uma marca de moda praia pode até vender chinelo, mas seu core business é o biquíni, por exemplo. 

Coworking Modelo de escritório compartilhado que reúne empresas de diferentes tamanhos, oferecendo serviços a custos mais competitivos do que um empreendedor poderia encontrar para estruturar seu próprio escritório. 

Pitch É uma apresentação simples e resumida do negócio, em geral feita de 3 a 5 minutos, que tem como objetivo despertar o interesse do destinatário – seja ele investidor, cliente ou outro stakeholder. O pitch deve conter informações sobre o problema que o empreendedor quer solucionar, dados sobre o tamanho do mercado, a solução desenvolvida pelo empreendedor, os diferenciais do negócio e por que aquele é o time certo para fazer acontecer.

Stakeholders São as diversas partes envolvidas em um negócio, entre eles acionistas, colaboradores, clientes, fornecedores etc.

MVP Minimum viable product ou produto mínimo viável, como o nome diz, é um produto que, com o menor investimento possível, permite testes do modelo de negócios, do público alvo e outras hipóteses de mercado.

Startup Refere-se a empreendimentos em estágios iniciais que possuem como principal característica um modelo de negócios que busca ser escalável, com crescimento acelerado e que envolve algum tipo de tecnologia

  Foto: Marcos Müller|Estadão

Unicórnio É a startup cujo valor de mercado atingiu a marca de R$ 1 bilhão – negócios míticos, como os unicórnios. No Brasil, o aplicativo de transporte 99 é considerado o primeiro unicórnio. Mas já há outros, como iFood e Nubank.

Publicidade

Capital de risco O capital de risco ou capital empreendedor é uma modalidade de investimento voltada para apoiar negócios por meio de participação acionária: um investidor aporta recursos em troca de participação, geralmente minoritária, em uma empresa de capital fechado.

Empreendedorismo social É um modelo de negócios com fins lucrativos que trabalha com produtos e serviços com foco na resolução de problemas sociais e tem por objetivo transformar as comunidades onde estão inseridos.

Em altaPme
Loading...Loading...
Loading...Loading...
Loading...Loading...

Mentoria Processo pelo qual um indivíduo com maior experiência auxilia no desenvolvimento de um com menor experiência em sua trajetória empreendedora. O foco é o suporte e o encorajamento do mentorado para aprimoramento da performance e desenvolvimento pessoal.

Escalabilidade Diz respeito ao aumento do volume de produção ou prestação de serviço de uma empresa sem que isso implique aumento dos custos. Um negócio é escalável quando consegue crescer suas receitas sem precisar elevar na mesma proporção os custos. É importante para entender o quão longe seu negócio pode ir – e um dos pontos mais observados por investidores.

  Foto: Marcos Müller|Estadão

Investidor-anjo Empresário, empreendedor ou executivo de sucesso que aloca parte do patrimônio pessoal para investir em novos negócios e atua como mentor ou conselheiro de empreendedores.

* Estagiário sob a supervisão do editor de Suplementos, Daniel Fernandes. 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.