
04 de abril de 2013 | 12h37
O último módulo do Encontro Estadão PME, que aconteceu na manhã desta quinta-feira (4), no Shopping Bourbon, em São Paulo, contou com a participação de Jae Ho Lee, da rede de bijuterias Morana e Robinson Shiba, do delivery China in Box. À frente de grandes negócios, os empresários falaram sobre os desafios de seus respectivos negócios. Para ambos, a tarefa mais delicada enfrentada por empresários é a gestão de pessoas.
::: Estadão PME nas redes sociais :::
:: Twitter ::
:: Facebook ::
:: Google + ::
Para exemplificar suas dificuldades, Jae contou que tem uma equipe formada por 200 funcionários e que não tem contato com boa parte deles. "Tento direcionar 50% do meu tempo para transmitir a cultura da empresa para esses funcionários", conta. Já Robinson Shiba enfrenta uma dificuldade maior com a mobilidade e com a contratação de entregadores de delivery. A alta rotatividade de funcionários obriga o empresário a pensar em estratégias de retenção. "A solução é oferecer um salário mais alto que o oferecido pelo mercado", explica.
Empreendedor desde que terminou a faculdade de administração, Jae Ho Lee está no comando do Grupo Ornatus, responsável pela gestão de sete marcas atualmente. Robinson Shiba é CEO do Grupo TrendFoods, composto pelas marcas China in Box, Gendai, Brevità e Owan.
::: LEIA TAMBÉM :::
:: Encontro PME apresenta trajetórias de sucesso ::
:: Empresários reforçam importância do planejamento na gestão da empresa ::
:: "Um taxista mudou a minha vida", diz dono do Habib's ::
:: Economia instável não impede surgimento de novos negócios ::
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.