Com a exigência de um investimento menor em comparação a uma loja tradicional, os quiosques aparecem como um modelo interessante de negócio. Situação que se refletiu nos números do mercado. O faturamento dos quiosques atingiu R$ 2,438 bilhões no ano passado, 44,6% a mais que o registrado em 2012, de R$ 1,686 bilhão, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF).
::: Siga o Estadão PME nas redes sociais ::::: Twitter :::: Facebook :::: Google + ::
O número de unidades cresceu 19,3%, de 3.295 para 3.931. Do total, as lojas de alimentação representam a maior fatia: 61%, seguida de esportes, saúde, beleza e lazer (16%) e acessórios pessoais e calçados (13%). Apesar do menor valor de investimento, o quiosque, em geral, tem valor de aluguel elevado e não tem contrato de longo prazo dependendo do ponto de instalação. As lojas podem ser encontradas em shoppings, faculdades, hipermercados e centros comerciais.
:: Confira o ranking das maiores marcas por número de unidades ::
1º - McDonald´s: 834 unidades 2º - Bob´s: 459 3º - O Boticário: 299 4º - Chilli Beans: 264 5º - Ambev (Quiosque Chopp Brahma): 251 6º - Empório do Aço: 200 7º - Nutty Bavarian: 94 8º - Piticas Moda Criativa: 90 9º - Touch: 88 10º - Mr. Pretzels: 81 11º - Grão Espresso Cafeteria: 67 12º Havaianas: 66
* Matéria atualizada dia 27/03/2014 - às 17h30