Divulgação
Divulgação

Franquias: conheça as marcas que estão migrando para o interior do País

Até cidades com menos de 100 mil habitantes entram no plano de expansão das grandes redes de franquias

Carolina Dall'Olio, Estadão PME,

01 de setembro de 2011 | 23h00

Pequenas empresas localizadas em cidades do interior do País devem se preparar para competir com grandes marcas. Muitas redes de franquias, que antes colocavam apenas as capitais brasileiras em seu mapa de expansão, passaram a inaugurar unidades em regiões que chegam a ter menos de 100 mil habitantes.“Com esse movimento, as franquias criam oportunidades para quem tem interesse em abrir um negócio de renome nessas regiões, em especial para jovens com formação universitária e bons conhecimentos técnicos que não desejam sair de suas cidades”, analisa Ricardo Camargo, diretor da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

::: Siga o Estadão PME nas redes sociais :::

:: Twitter ::

:: Facebook ::

A inédita expansão das franquias para cidades menores ocorre por conta do desenvolvimento da economia e do aumento de renda da população. Há quatro anos, a rede Giraffas nem sequer cogitava colocar sua marca em um município com menos de 200 mil habitantes. Hoje, a empresa tem 98 das suas 359 lojas instaladas fora de capitais – e 21 estabelecimentos estão em cidades com até 200 mil habitantes. 

A força da marca é um dos principais trunfos das franquias e foi por isso que a rede Ortodontic Center converteu para a bandeira da empresa clínicas odontológicas já existentes em cidades menores. Em Assis, cidade com 95 mil habitantes no interior de São Paulo, o dentista Genivaldo dos Santos abriu em junho uma franquia da rede. Hoje, ele cobra pela consulta metade do preço praticado pela concorrência. Resultado: conquistou mais clientes.

Veja opções de negócios no interior do País

::: Bob's (quiosque)

Investimento: a partir de R$ 125 mil

Taxa de franquia: R$ 15 mil

Royalties: 5%

Fundo de marketing: 4%

Faturamento médio: R$ 40 mil

Lucratividade: 20% a 25% da venda bruta

::: Morana

Investimento: a partir de R$ 250 mil

Taxa de franquia: R$ 30 mil

Faturamento estimado: R$ 60 mil

Lucratividade: 15% a 20%

Royalties: embutido no preço do produto

Fundo de propaganda: 3% sobre o faturamento

::: Salad Creations

Investimento: a partir de R$ 300 mil

Taxa de franquia: R$ 50 mil

Faturamento estimado: R$ 55 mil

Lucratividade: 12% a 15%

Royalties: 7% sobre o faturamento bruto

Fundo de propaganda: 3%

::: Ortodontic Center

Investimento: R$ 30 mil

Taxa de franquia: R$ 12,5 mil

Faturamento estimado: Para clínicas já existentes que fizerem a conversão, a promessa é dobrar o faturamento

Lucratividade: 35% do faturamento bruto

Royalties: R$ 500 mensais

Fundo de propaganda: incluso no valor dos royalties

::: Giraffas

Investimento: a partir de R$ 720 mil

Taxa de franquia: R$ 50 mil

Faturamento estimado: R$ 140 mil

Lucratividade: 13% do faturamento

Royalties: 5% do faturamento bruto

Fundo de propaganda: 3% do faturamento bruto

::: LEIA TAMBÉM :::

:: 20 opções de franquias baratas ::

:: 10 franquias com faturamento a partir de R$ 30 mil ::

:: Escolha uma franquia para você ::

Tudo o que sabemos sobre:
FranquiasExpansãoNegócios

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.