PUBLICIDADE

Publicidade

Ferramentas mais simples à vista

Bancos fazem ajustes para facilitar acesso de empresários a transações no site e app

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Em busca de rapidez e comodidade, muitos bancos fizeram atualizações – grandes ou pequenas – em seus sistemas de pagamento e recebimento. A tendência é que a ferramenta, que administra as transações quando uma empresa recebe valores ou precisa pagar por serviços ou salários, por exemplo, fique mais integrada aos aplicativos para celular.

Escolha PME 2018 - Sistema de Pagamento Foto:

PUBLICIDADE

Muitas mudanças vêm na forma de ajustes na interface online ou na redução do número de cliques, por exemplo. Alguns bancos permitem até que o empresário aprove os lançamentos à distância, por meio do app, depois de um funcionário preencher as informações necessárias com outro login.

Qualidade do serviço e agilidade no atendimento estão entre os critérios mais valorizados pelas pequenas e médias empresas em Sistema de Pagamento. Conforme a tendência do setor financeiro, a pesquisa mostra queda na satisfação também nessa categoria em relação a quase todos os bancos.

No Itaú, integração de funções com mobile

Integração é a palavra mais importante para o Itaú em relação a sistemas de pagamento e recebimento. Na primeira colocação na categoria, com 74 pontos, o banco tem se empenhado em incluir esses serviços no smartphone.

Entre os fornecedores avaliados, o banco foi o único a ter pequena alta no índice, de três pontos, em relação a 2017. “Todos os serviços de pagamento e recebimento estão disponíveis na internet e a maioria já está no mobile também”, diz o diretor de Produtos e Empresas do Itaú, André Daré. 

Uma das ferramentas em que o banco mais tem investido é um sistema que avisa por SMS e e-mail sobre as etapas do recebimento ou do pagamento. Na emissão de um boleto, exemplo, o cliente é avisado que o documento está disponível para ser pago. Se há atraso na quitação também.

Publicidade

Outra funcionalidade recente é a aprovação de transações, quando um funcionário fica responsável por preencher os dados. Nesse caso, geralmente é o dono do negócio que recebe um aviso no celular para autorizar o pagamento.

Melhorias no portfólio e no acesso

Primeiro colocado em objeto de desejo, com 22% das citações, o Bradesco ficou em segundo no índice de satisfação, com 68 pontos. O banco informa que ampliou o portfólio de serviços e melhorou o atendimento e acesso ao sistema. “A jornada tem de ser fácil e simples para o empreendedor. Deve precisar de poucos cliques para cadastrar um boleto de cobrança, pôr um cheque em custódia e pagar contas”, afirma o vice-presidente do Bradesco, Josué Augusto Pancini. “Dado o investimento realizado e as melhorias implementadas, em linha com as necessidades dos nossos clientes, a expectativa é de evolução nos índices de satisfação”, diz o executivo.

Logo atrás, com 66 pontos, o Santander aposta em adaptar seu serviço à organização interna e ao tamanho do cliente. O sistema tem diferentes níveis de segurança para usuários, o que permite que funcionários autorizados façam as operações em empresas médias.

O banco também fez reformas na interface. “A gente tem investido em melhorar a experiência do usuário. Há mais fluidez, menos cliques e informações mais fáceis de entender”, diz o superintendente executivo do segmento PME no banco, Alexandre Teixeira.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.