
13 de junho de 2012 | 13h00
Começa nesta quarta-feira, dia 13 de junho, a principal feira do setor de franquias do País - e uma das maiores do mundo. Organizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o evento deve movimentar cerca de R$ 400 milhões em negócios. "A expectativa é fechar 25% mais negócios em 2012 em relação ao ano passado", afirma Ricardo Camargo, diretor-executivo da ABF.
::: Siga o Estadão PME nas redes sociais :::
:: Twitter ::
:: Facebook ::
:: Google + ::
Para o interessado em abrir uma franquia, a feira pode ser uma boa oportunidade de encontrar a empresa certa para investir. De acordo com dados da própria associação que organiza o evento, serão mais de 470 mil expositores - são esperados 50 mil visitantes.
Há opções, portanto, para todo tipo de público. Inclusive para quem tem pouco dinheiro para investir. As microfranquias (que exigem capital de até R$ 50 mil) terão espaço na feira com a presença de diversas marcas, entre elas, Pra que Marido, Prepara Cursos e Smartz.
A feira acontece no Expo Center Norte (Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme, SP).
Antes de ir ao evento, prepare-se, afinal, comprar uma franquia não é tarefa fácil. Por isso, o Estadão PME preparou um guia para ajudá-lo nesta tarefa.
1) Será que eu tenho mesmo o perfil?
Antes de decidir por um ou outro negócio, reflita. Franquia não é um Plano B, exige do dono dedicação em tempo integral.
2) Por onde ir?
Comece a busca por uma opção de franquia nos setores com os quais você tem maior sinergia.
3) A marca é confiável?
Pesquise com muito cuidado a saúde financeira da rede e ainda converse com franqueados antes de investir.
4) Quanto custa?
Não use todas as suas economias no negócio. Guarde ao menos 20% para usar como capital de giro.
5) Aqui ou ali?
Analise a região em que você pretende abrir o negócio. É importante descobrir se a marca é propícia para o público do entorno.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.