Daniel Teixeira/AE
Daniel Teixeira/AE

Feira especializada em franquias começa na capital e deve movimentar R$ 400 milhões

Há diversas opções de negócios, entre elas, franquias que exigem investimento de até R$ 50 mil

estadão pme,

13 de junho de 2012 | 13h00

 Começa nesta quarta-feira, dia 13 de junho, a principal feira do setor de franquias do País - e uma das maiores do mundo. Organizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o evento deve movimentar cerca de R$ 400 milhões em negócios. "A expectativa é fechar 25% mais negócios em 2012 em relação ao ano passado", afirma Ricardo Camargo, diretor-executivo da ABF.

::: Siga o Estadão PME nas redes sociais :::

:: Twitter ::

:: Facebook ::

:: Google + ::

Para o interessado em abrir uma franquia, a feira pode ser uma boa oportunidade de encontrar a empresa certa para investir. De acordo com dados da própria associação que organiza o evento, serão mais de 470 mil expositores - são esperados 50 mil visitantes.

Há opções, portanto, para todo tipo de público. Inclusive para quem tem pouco dinheiro para investir. As microfranquias (que exigem capital de até R$ 50 mil) terão espaço na feira com a presença de diversas marcas, entre elas, Pra que Marido, Prepara Cursos e Smartz.

A feira acontece no Expo Center Norte (Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme, SP).

Antes de ir ao evento, prepare-se, afinal, comprar uma franquia não é tarefa fácil. Por isso, o Estadão PME preparou um guia para ajudá-lo nesta tarefa.

1) Será que eu tenho mesmo o perfil?

Antes de decidir por um ou outro negócio, reflita. Franquia não é um Plano B, exige do dono dedicação em tempo integral.

2) Por onde ir?

Comece a busca por uma opção de franquia nos setores com os quais você tem maior sinergia.

3) A marca é confiável?

Pesquise com muito cuidado a saúde financeira da rede e ainda converse com franqueados antes de investir.

4) Quanto custa?

Não use todas as suas economias no negócio. Guarde ao menos 20% para usar como capital de giro.

5) Aqui ou ali?

Analise a região em que você pretende abrir o negócio. É importante descobrir se a marca é propícia para o público do entorno.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.