07 de outubro de 2011 | 22h02
Focar em apenas um item do plano de negócios ou até mesmo não elaborar um plano são erros comuns das pequenas empresas, afirma o consultor do Sebrae-SP, Pedro João Gonçalves. “Tem empresário que foca no consumidor, mas esquece de pensar na sua cadeia de fornecedores”, exemplifica.
Pesquisa do Sebrae-SP aponta que entre as empresas que fecharam as portas entre 2003 e 2007, 45% delas não tinham informações detalhadas sobre o número de clientes que iria atender, 30% não sabiam quantos concorrentes tinham e 28% não faziam ideia de quais seriam os seus fornecedores. “Na hora de elaborar um plano de negócios, é importante contemplar tudo: quantos clientes, concorrentes e fornecedores a empresa vai ter, se as vendas serão à vista ou prazo e toda a política que será adotada”, explica.
::: Siga o Estadão PME nas redes sociais :::
:: Twitter ::
:: Facebook ::
Por vezes, esse planejamento pode levar meses ou até mais de um ano, como foi o caso da Autlog, empresa de logística de material promocional. “As pessoas costumam entrar em um negócio considerando o lado emocional, e não o racional. Mas antes de investir em algo é importante pesquisar”, diz o fundador da empresa, Flávio Augusto Filho.
::: LEIA TAMBÉM :::
:: 5 erros que podem acabar com a sua empresa ::
:: Falta de controle das finanças pode levar empresa ao fracasso ::
:: Empreendedor deve investir em capacitação para gerir uma empresa ::
:: Ausência de inovação diminui chance de sucesso da empresa ::
:: Empresário deve ter cuidado na contratação dos funcionários ::
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.