Tiago Queiroz/AE
Tiago Queiroz/AE

Facebook quer educar pequeno empresário brasileiro a atuar na rede por R$ 1,5 mil

Entre os cinco principais mercados do mundo para a companhia, operação brasileira investe em seminários e na contratação de consultores para PMEs

Renato Jakitas, Estadão PME,

10 de outubro de 2012 | 12h48

Tido pelo Facebook como um dos cinco principais mercados para a conversão de anúncios online, a operação brasileira da companhia decidiu adotar uma postura um pouco mais ativa à atração das mais de 10 milhões de micro e pequenas empresas que, segundo o Instituto Brasileiro de Pesquisas Tecnológicas (IBPT), integram o universo corporativo nacional.

::: Siga o Estadão PME nas redes sociais :::

:: Twitter ::

:: Facebook ::

:: Google + ::

O Facebook lançou, em maio, um programa de consultoria para os empreendedores interessados em utilizar a ferramenta como estratégia de comunicação. E, na tarde de hoje, fará a primeira edição de um seminário pela internet, com dicas de uso do site pelo público empreendedor. O evento pode ser conferido aqui. 

Chamado Rota do Sucesso, o programa de consultoria é, na verdade, uma ação ofertada como bônus ao empresário que adquire do Facebook uma cota de propaganda a partir de R$ 1,5 mil para 30 dias. O serviço é valido justamente por um mês e conta com suporte online e por telefone dos consultores do site, alocados em seu escritório em São Paulo.

“A estratégia passa pela educação digital. Agente entende que o empresário carece de empresas e entidades que ensinem a fazer melhor o planejamento e as coisas do dia a dia”, afirma Ricardo Vianna, gerente de marketing para pequenas e médias empresas do Facebook.

“Nossa equipe vai avaliar a estratégia da empresa e traçar um plano desde a criação de páginas, anúncio e publicações para que a gente consiga fazer o pequeno empresário alcançar o objetivo. Esse valor mínimo (de RS 1,5 mil por mês) a gente retirou de alguns estudos internos, porque não adianta nada dar a consultoria se o pequeno empresário não investe, não tem uma estratégia por trás”, destaca Vianna.

O empresário vai participar de um evento aberto para o público na tarde desta quarta-feira para falar aos pequenos e médios empresários sobre as estratégias de maximização de resultados na ferramenta. “Vamos tratar do que chamamos por ‘quatro passos para o sucesso’. Passa pela criação da página no Facebook, depois a construção de sua base de fãs com anúncios e, em seguida, a publicação de conteúdos relevantes para que esses usuários fiquem engajados com sua página e, por fim, você influencia os amigos dos fãs utilizando um formato de anuncio que chama histórias patrocinadas”, explica o executivo.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.