Reprodução
Reprodução

Fábrica de óculos de John Lennon e Harry Potter é a última sobrevivente do ramo na Inglaterra

Funcionários artesãos podem fazer armações sob medida para o cliente

Estadão PME,

06 de junho de 2014 | 07h12

Uma pequena fábrica de armações de óculos, com uma dezena de funcionários, processo quase artesanal de produção e máquinas que nunca foram trocadas desde sua fundação, há mais de 80 anos, é a última representante do ramo em atividade na Grã-Bretanha.

::: Estadão PME nas redes sociais :::

:: Twitter ::

:: Facebook ::

:: Google + ::

A Algha Works sobrevive em um mercado que, há algumas décadas, representava um segmento pulsante da economia britânica, mas que hoje, com exceção da empresa, não existe mais, sepultado pelo avanço dos chineses na área. Mas no caso da fábrica em questão, seu segredo de sobrevivência foi justamente manter inalterado o negócio no mesmo trilho que pavimentou seu sucesso ao longo dos anos.

E olha que, quando se fala em sucesso, a Algha Works pode se orgulhar de ter tido entre clientes fiéis nomes como John Lennon, Eric Clapton, Johnny Depp e Denzel Washington. Os óculos redondos da empresa, sua marca registrada e até hoje o carro-chefe, ajudaram a compor personagens marcantes do cinema, como Indiana Jones e Harry Potter. Até Papai Noel é cliente da marca.

"Abastecemos o museu Beatles com a armação de John Lennon. O preço do óculos original é estimado em 1 milhão de libras", afirma Peter Viner, diretor da empresa.

A empresa abriu as portas no leste de Londres, ainda sua sede, em 1932, quando o empresário Max Wiseman trouxe a empresa da Alemanha, incluindo todo o maquinários e funcionários. Durante a segunda guerra mundial todos os funcionários foram presos e a Algha Work sobreviveu fabricando óculos para a aeronáutica britânica.

Hoje, o negócio segue financeiramente próspero. Com distribuidores pelo mundo, inclusive no Brasil, a marca se escora em sua tradição para garantir o espaço entre opções mais baratas. Uma armação da empresa pode custar de R$ 1,5 mil a R$ 12 mil..

 

 

 

Tudo o que sabemos sobre:
Estadão PMEóculosThe Algha Works

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.