
09 de agosto de 2011 | 22h00
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“No ano passado o Brasil exportou R$ 201 bilhões, sendo que as pequenas empresas foram responsáveis por 1,9% deste volume. Este ano a tendência é que as exportações aumentem e consequentemente o país recupere o fôlego perdido em 2008 e 2009 com a crise”, analisa Jaime Akila Kochi, consultor do Grupo de Internacionalização do Sebrae/SP.
Os temores em relação a crise econômica nos Estados Unidos e em países da Europa devem, no entanto, servir como um alerta ao empreendedor que pretende a expansão internacional. As pequenas empresas brasileiras só serão afetadas diretamente pela crise se o País, de fato, for afetado. De acordo com Kochi, o empreendedor que agiu com cautela e muito planejamento vai conseguir alcançar a estabilidade dos negócios internacionais.
"Pulverizar a área de atuação pode ser a melhor forma de não sentir gravemente os impactos da crise e de uma possível recessão. Atuar em mercados diferentes e ter cautela ao assumir financiamentos são alternativas que podem proteger os empresários brasileiros”, diz Kochi.
Para auxiliar empreendedores de setores diversos, o Estadão PME disponibiliza uma uma série de informações do MDIC sobre como expandir os negócios internacionalmente . A ferramenta desmembra todas as etapas do início ao fim de uma operação de exportação.
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