Evento do Estadão PME discute empreendedorismo no dia a dia

Evento do Estadão PME discute empreendedorismo no dia a dia

Convidados contam no Encontro Pró-PME que experiências do cotidiano também podem virar uma forma de investimento

Vanderson Pimentel - Especial para, O Estado de S. Paulo

15 de agosto de 2018 | 05h00

Atualizada no dia 06/09, às 12h39

É possível prosperar nos negócios apenas observando com atenção as histórias do dia a dia? Sediado no primeiro e segundo andar do prédio Tomie Ohtake, em São Paulo, o 2º Encontro Pró-PME terá o módulo “Tudo é empreendedorismo", nos dias 26 e 27 de setembro, com entrada gratuita, que debaterá por meio de experiências que ideias e negócios podem surgir do cotidiano de cada pessoa.

O módulo será debatido pela primeira vez em 26 de setembro, das 15h40 às 17h, com as participações da skatista e designer Karen Jonz e da publicitária Nana Lima, uma das sócias e criadoras da Think Eva, empresa voltada para a comunicação com as mulheres.

Após sete anos em Barcelona, Nana Lima tinha acabado de voltar para o Brasil quando, ao lado das amigas Juliana de Faria e Maira Liguori, fundou a Think Eva, uma consultoria de marketing para empresas com temas que beneficiem a interação com o público feminino. 

::INSCREVA-SE:: semanapropme.com.br

Uma pesquisa na internet com 2 mil mulheres sobre representatividade nos comerciais foi o primeiro passo de prosperidade da companhia, que é ligada à ONG Think Olga, de direitos femininos . "As respostas eram alinhadas com a que pensávamos. Nada impactava essas mulheres, elas não tinham relação com nenhuma marca por não se sentirem representadas. Quando a íamos às agencias, ninguém acreditava nisso, achavam que eram só feministas enchendo o saco e dizendo que o que eles faziam estava errado. Mas com esses números, tínhamos mais argumentos. São pessoas formadoras de opinião. Foi uma estratégia que fez com que as pessoas entendessem. Foi um trabalho de formiguinha", afirma. 

Idéias inéditas no Brasil

Nana relembrou o primeiro trabalho da Think Eva, feito com a distribuidora de cosméticos Avon. "Ela nunca havia tido uma mulher negra no catálogo da Avon. A maioria da população brasileira é negra e nunca houve uma negra na capa da marca. Fomos mostrando para o mercado que dá para incluir diversidade."

Ouvir a opinião das mulheres, que são 51,09% da população brasileira (segundo dados do IBGE), é um dos grandes legados que Nana enxerga de sua companhia para o País. "Acreditamos na comunicação e na publicidade e por isso queremos ver o melhor dela para a formação e a inclusão. Você também pode representar essas pessoas na publicidade, elas também consomem. Comunicação é uma ferramenta importante. Do mesmo jeito que ela oprime, ela também pode libertar."

Ao lado de Nana, Karen Jonz falará sobre sua agitada vida de skatista, escritora, designer, artista musical e mãe. Tetracampeã mundial de pista vertical de skate, ela é criadora da marca Monstra Maçã, que produz roupas e assessórios com desenhos da própria Karen.

Multifuncional

Para manter a rotina também com a banda Kyber Krystals, em parceria com o marido Lucas Silveira, e cuidar da filha Sky, de apenas dois anos, Karen diz que é importante ter foco para tocar vários projetos com a mesma destreza. 

"Eu não sou uma pessoa de perder tempo com coisas banais e, depois de ser mãe, acho que isso quadriplica, porque o tempo realmente é mais escasso. Eu tenho bastante facilidade para enxergar o que precisa ser feito. Se eu não sou a melhor pessoa para aquele assunto, vou atrás dos meios necessários para conseguir fazê-lo", afirma.

Além dos diversos projetos e da carreira no esporte, Karen alimenta a conta no YouTube Garagem de Unicórnio, em que mostra sua rotina ao lado da filha e do marido, vocalista também da banda Fresno. Para ela, a internet é importante para saber o que os seguidores pensam, mas assinala que é importante seguir os próprios instintos. 

"É um lugar (a internet) que tem muita referencia, e se você ficar preso a isso, não cria nada de diferente. A criação vem da pessoa, se você olhar muito o que já está aí, vai acabar fazendo algo que já existe. É bom para se ter um norte, claro, mas o processo tem que vir mais de você", ressalta.

Educação infantil e tecnologia

No dia  27 de setembro, o módulo será abordado por Sandra Peres, cantora e compositora do Palavra Cantada, também das 15h40 às 17h. A cantora fundou a dupla musical voltada para o público infantil com Paulo Tatit em 1994. Após lançarem álbuns diversos álbuns e DVDs com shows, eles passaram também a investir novos projetos, e atualmente possuem o “Palavra Cantada” e “Brincando com Palavras”, aplicativos para celulares com atividades voltadas para crianças.

Com quase 25 anos de Palavra Cantada, Sandra abordará em sua fala que um ideal aliado com muito trabalho pode levar um negócio a prosperar. "Como não somos empresários e sim músicos, pretendo falar que acreditar intuição de um bom negócio pode levar o empreendedor bem longe. Ele pode conquistar muitas coisas com ela e acreditando na força do trabalho. O objetivo é falar sobre as virtudes e as belezas dos riscos."

Informações

O evento terá outros quatro módulos: "Como Conquistar o Mundo", "Construindo Identidade", "Inovação na Prática" e "Encontro PME". Acompanhe nos próximos dias o site do Estadão PME, para saber mais a respeito das atividades e dos participantes já confirmados. 

O Encontro Pró-PME é um evento gratuito voltado para estudantes, empreendedores de startups, pequenas e médias empresas. As inscrições para participar da convenção e os nomes dos palestrantes estão disponíveis no site semanapropme.com.br.

Confira a programação do Encontro Pró-PME

DIA 26 DE SETEMBRO

"Como Conquistar o Mundo" – Das 9h às 10h20

Convidados:

Flávio Pripas - Cubo Itaú

In Hsieh - CBIPA (China Brazil Internt Promotion Agency)

"Inovação na Prática" – Das 10h40 às 12h

Convidados:

Carlos Mira – TruckPad

Carlos Humberto - Diaspóra.Black

"Construindo Identidade" – Das 14h às 15h20

Convidados:

Tallis Gomes - Easy Taxi

Renato Velloso - Dr. Consulta

"Tudo é empreendedorismo" – Das 15h40 às 17h

Convidados:

Karen Jonz - Skatista e Designer

Nana Lima - Think Eva

Encontro com CEO's

Das 9h às 11h - Sérgio Zimerman – Petz

Das 15h às 17h - Cláudio Sassaki - Geekie

Business Games

Jogo de Gestão de empresas focada em inovação - Academia de Marketing

Turma 1 – Das 9h às 12h/Turma 2 – Das 14h às 17h

Você seria capaz de administrar um grande festival de musica?

DIA 27 DE SETEMBRO

"Como Conquistar o Mundo" – Das 9h às 10h20

Convidados:

Rafael Forte – Vtex

Tonico Novaes - Campus Party

"Inovação na Prática" – Das 10h40 às 12h

Convidados:

Isabela Raposeiras - Coffee Lab

Juliana Glasser - Carambola

"Construindo Identidade" – Das 14h às 15h20

Convidados:

Malte Huffmann – Dafiti

Lucas Mendes - WeWork

"Tudo é empreendedorismo" – Das 15h40 às 17h

Convidados:

Paulo Tatit e Sandra Perez - Palavra Cantada

Alex Atala - D.O.M.

Encontro com CEO's

Das 9h às 11h - A confirmar

Das 15h às 17h - Sonia Hess - Dudalina

Business Games

Jogo de Gestão de empresas focada em inovação - Academia de Marketing

Turma 1 – Das 9h às 12h/Turma 2 – Das 14h às 17h

Você seria capaz de administrar um grande festival de musica?

::INSCREVA-SE:: semanapropme.com.br

Tudo o que sabemos sobre:
empreendedorismoEncontro Pró-PME

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.