Reprodução
Reprodução

Estúdio de design na Holanda investe em inovação e cria a estrada que brilha no escuro

Desenvolvedores informam que a novidade deve ganhar as estradas da Holanda ainda neste ano

ESTADÃO PME,

30 de abril de 2013 | 11h56

 Um estúdio de design e inovação na Holanda criou o que pode ser considerada a estrada do futuro. Com uma diferença importante: para aprimorar a segurança do motorista e eventuais passageiros, a empresa focou na estrada, não no veículo - normalmente o processo de inovação envolvendo estradas e veículos é inverso.

::: Estadão PME nas redes sociais :::

:: Twitter ::

:: Facebook ::

:: Google + ::

Dessa maneira, o Studio Roosegaarde desenvolveu a 'Glow-in-the-dark roads' - em uma tradução literal, trata-se da estrada que brilha no escuro. O projeto consiste em tratar com um pó foto-luminoso as faixas laterais e de separação de pistas das estradas, reduzindo assim a necessidade de luzes muito fortes em rodovias - no Brasil, a ação resolveria o problema de falta de iluminação da maioria das estradas no período noturno.

Além desse produto, e ainda pensando em garantir maior segurança aos motoristas, o Studio Roosegaarde criou ainda a Dynamic Paint - uma pintura que torna-se visível ou não para o motorista a medida que a temperatura oscila. De acordo com o empreendimento na Holanda, isso permitiria ao asfalto - isso mesmo, ao asfalto -comunicar aos usuários da rodovia informação relevante, como por exemplo a incidência no local de cristais de gelo, que tornam qualquer superfície muito mais escorregadia.

De acordo com o estúdio que as desenvolveu, essas tecnologias podem sair do papel em breve - na Holanda espera-se para o segundo semestre deste ano a adoção das tecnologias em algumas estradas.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.